quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Bastidores de Insensato Coração: Reta Final: Descubra como são produzidas as cenas de ação de Insensato!
Quem assiste às cenas de ação de Insensato Coração não imagina o que acontece por trás das câmeras. Figurantes, equipe de produção, câmeras, equipamentos, dublês, tudo faz parte de uma grande orquestra que precisa estar sintonizada para a realização da cena. E, na trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, a direção da maioria das gravações de ação fica nas mãos de Vinícius Coimbra.
Uma dessas cenas foi o episódio da fuga de Cortez (Herson Capri), que foi cinematográfica. Ela contou com a participação de 300 pessoas - entre figurantes, equipe de produção, dublês, câmeras, equipe de efeitos especiais. Dois ventiladores com capacidade para produzir ventos de até 50 quilômetros por hora foram utilizados para dar o efeito de ventania com a chegada do helicóptero no campo de futebol onde Cortez aguardou ser resgatado. Para produzir a poeira que encobriu o personagem de Herson Capri - e boa parte da equipe de produção durante as gravações - foram usadas 300 kg de argila. A fuga do banqueiro contou com cerca de 600 balas de festim, essenciais para dar veracidade à troca de tiros entre seus capangas e os policiais.
Vinícius Coimbra tem larga experiência em longa-metragem (um de seus trabalhos foi em Central do Brasil, em que atuou como assistente de direção), e é o responsável por momentos inesquecíveis da novela. Para ele, a evolução da computação gráfica e das equipes de dublês permitiu que os diretores tivessem mais material para criar cenas cada vez mais impactantes. No caso de uma gravação como a da fuga de Cortez, foi preciso considerar uma série de variáveis como condições de tempo e infraestrutura: "Antes de gravar uma cena fazemos uma série de reuniões, visitas à locações, marcações específicas para fazer tudo dar certo no final. No caso dessa cena em especial, nós contamos com uma equipe ótima; os atores são corajosos, o que ajuda muito para que a cena dê certo", explica Vinícius.
O diretor de Insensato Coração destaca dois momentos específicos da trama como os mais marcantes: o primeiro assasinato de Léo (Gabriel Braga Nunes), que marca a mudança do personagem, e contou com efeitos especiais como a grande explosão do carro de Andrade (Paulo Vespúcio); e o atropelamento de Irene (Fernanda Paes Leme). "Nós usamos uma técnica nova., colocar a cabeça da atriz no corpo de uma dublê. Uma composição de duas dublês, mais a atriz em um mesmo quadro, dando a impressão de que não houve corte nenhum. As pessoas ficaram muito chocadas com essa cena", comenta o diretor.
Depois de conhecer o passo a passo de construção das cenas, você não pode deixar de acompanhar Insensato Coração. A reta final reserva muito momentos de adrenalina - e as cenas prometem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário