segunda-feira, 14 de maio de 2012
NBC 2012 – cancelamentos, renovações e novas séries!
O canal NBC realiza hoje seu Upfront, evento no qual apresenta para as agências, investidores, imprensa e convidados, sua nova programação. A partir de então, começam a ser vendidos os espaços publicitários de sua grande para a Fall Season, que terá início em setembro deste ano.
Ao longo da última semana a imprensa divulgou os cancelamentos, renovações e as séries que foram aprovadas pelo canal. No último domingo, a NBC confirmou as informações, ao divulgar sua grade de programação.
A NBC encomendou um total de doze novas séries, o mesmo número do ano passado. A diferença fica por conta da quantidade por gêneros. Em 2011 foram seis novas comédias e seis dramas. Destes, sobreviveram dois dramas (Smash e Grimm) e duas comédias (Up All Night e Whitney). Este ano a NBC aposta na comédia: das doze séries encomendadas, sete são comédias e cinco são dramas. Somando com as produções renovadas, o canal terá um total de treze comédias e nove dramas.
A intenção do canal é clara: buscar resgatar os tempos áureos da década de 1990 quando dominavam a programação americana oferecendo sitcoms como Frasier, Friends, Will & Grace, Seinfeld e Mad About You. Para tanto, ampliaram os blocos de comédias. Em 2011 a NBC ofereceu dois blocos de sitcoms, que eram exibidas nas quartas e quintas. A partir desta Fall Season, a comédia ganhará espaço no horário nobre da NBC nas terças, quartas, quintas e sextas.
Com esse movimento, o canal jogou Community e Whitney para as noites de sextas, mantendo o drama Grimm no mesmo dia. Segundo Bob Greenblatt, que assumiu o cargo de diretor de programação da NBC em 2011, a intenção é levar a audiência de Community, que embora baixa é fiel, a sintonizar o canal nas noites de sextas. Com isso, ele não arrisca perder uma série que tenha melhor receptividade ou carreira no circuito de premiações. Se o público acompanhar Community, será lucro para o canal mas, se não acompanhar, a NBC não estará sacrificando uma produção que gerava audiência. Na verdade, a NBC está reproduzindo a estratégia da Fox em relação a Fringe.
Como esperado, nenhuma das novas séries traz uma proposta nova. Todas reciclam elementos que fizeram sucesso em outras produções.
The New Normal, nova série de Ryan Murphy (Glee e American Horror Story), traz um casal gay tentando ter um filho com uma mãe de aluguel, situação que tem sido explorada pelo casal gay de Modern Family, série da ABC. Go On, sitcom com Matthew Perry (Friends), gira em torno de pessoas que passam por um momento difícil na vida. Assim, buscam ajuda de um grupo de apoio. Tema do drama Gravity do canal Starz que, embora não tenha feito sucesso de público, chamou a atenção da crítica pela proposta.
Animal Practice, comédia estrelada por Justin Kirk (Weeds), já foi oferecida para o canal como uma espécie de House com animais. A série acompanha a vida de um veterinário rabugento que adora seus pacientes mas não suporta seus donos. Outra comédia que repete situações já exploradas é Guy With Kids. Na história, três homens com comportamento infantil em relação à vida e aos seus respectivos relacionamentos, precisam aprender a cuidar de seus filhos, todos ainda bebês. Ou seja, ao invés de Três Homens e um Bebê teremos Três Homens com Três Bebês.
A proposta da comédia Save Me, estrelada por Anne Heche (Hung), é acompanhar a vida de uma mulher que recém descobriu sua espiritualidade. Mesmo tema de Enlightened, comédia da HBO que, embora não tenha conseguido conquistar o público, foi abraçada pela crítica e ainda deu a Laura Dern um Golden Globe (prêmio que teria salvo a série do cancelamento). A comédia 1600 Penn, sobre a família disfuncional do presidente americano vivendo na Casa Branca parece, pelo trailer, um pastelão. Mas a imprensa americana já batizou a série como a versão cômica de The West Wing, sucesso da NBC no início da década de 2000.
Na linha dramática temos Do No Harm, que é mais uma tentativa do canal de adaptar Jeckyll & Hyde. Em 2008 a NBC exibiu My Own Worst Enemy, com Christian Slater, que não passou da primeira temporada. Infamous tenta captar o sucesso de Revenge, série da ABC, apresentando a história de uma detetive da polícia que tenta descobrir o assassino de sua melhor amiga, filha de um milionário. Assim, ela passa a conviver com a família Lawson, buscando desvendar seus segredos.
Revolution é a grande promessa do canal, que deverá exibir a série após o reality The Voice, a maior audiência da NBC. A série é criada por J. J. Abrams, que se especializou em reciclagens, com roteiro de Eric Kripke, de Supernatural. Pela proposta e pelo trailer divulgado, Revolution parece uma espécie de Lost com ingredientes de Fringe (pode ser que tenha alguma coisa de The Walking Dead).
Na história, situada no futuro, a humanidade vive no caos. Toda e qualquer forma de energia deixou de existir misteriosamente. Sem energia elétrica, comunicações ou veículos a motores, as pessoas sobrevivem como podem (à la comunidade Amish). Quando uma milícia mata um homem que poderia estar envolvido com tudo o que aconteceu, sua filha parte em busca de respostas, unindo-se a outro grupo de sobreviventes.
Chicago Fire segue a linha dos dramas médicos, mas em um ambiente um pouco diferente: o corpo de bombeiros. Ao longo da história da TV americana existiram poucas séries situadas nesse ambiente, em função do custo de produção. Na década de 1970 teve Emergência, que focava mais no trabalho dos bombeiros que atuavam como paramédicos. Acredito que essa seja a primeira série nesse gênero.
Na década de 1980 foi a vez de Código R, sobre uma família composta por bombeiros (pai e dois filhos). Outras produções surgiram introduzindo personagens que atuavam como bombeiros. Depois do 11 de setembro, esses profissionais ganharam a atenção do público e da mídia. Na esteira da tragédia surgiu Rescue Me, em 2004. Mas acredito que a série sobre bombeiros mais conhecida e com maior duração até hoje é London’s Burning, produção inglesa de 1988 a 2002, exibida no Brasil pela TeleUno, atual AXN.
The Next Caller parece ser uma ‘gata e o rato’ no rádio. A história gira em torno da rivalidade entre Cam e Stella, apresentadores de um programa radiofônico. Segundo divulgado pela imprensa, a série deverá passar por uma reformulação antes de estrear. Por fim, tem Hannibal, adaptação da obra de Thomas Harris, sobre um psicopata e assassino em série que se une a um agente do FBI para traçar o perfil de criminosos, sem que seu colega saiba de suas verdadeiras atividades. Parece ser uma tentativa do canal de explorar um tipo de personagem que faz sucesso na TV a cabo com Dexter. A NBC não é a única, se confirmado, a Fox também traz uma série sobre assassino em série, com The Following.
No domingo, em conferência com jornalistas, Greenblatt negou a informação que vinha sendo divulgada pela imprensa de que a sétima temporada de 30 Rock seria a última. Mas foi só subir no palco nesta segunda-feira, para o diretor de programação da NBC confirmar que, de fato, a sitcom criada e estrelada por Tina Fey foi renovada para sua última temporada.
Apresentando sua nova programação para agências e empresas, evento conhecido como Upfront, Greenblatt disse que o último episódio terá uma hora de duração. O diretor, que considera Tina um gênio, disse ter esperanças de continuar trabalhando com ela em novos projetos.
Confiram abaixo as listas de cancelamentos, renovações e novas séries da NBC.
Séries Canceladas: Are You There Chelsea?, Awake, Bent, BFFs (Best Friends Forever), The Firm, Free Agents, Harry’s Law, The Playboy Club e Prime Suspect.
Séries Renovadas: 30 Rock (13 episódios), Community (13 episódios), Grimm (22 episódios), Law & Order: Special Victims Unit, The Office (22 episódios), Parenthood (15 episódios), Parks and Recreation (22 episódios), Smash (entre 16 e 18 episódios), Up All Night (13 episódios) e Whitney.
Novas Séries: Save Me (13 episódios), Go On (13 episódios), 1600 Penn (13 episódios), Animal Practice (13 episódios), Hannibal (13 episódios), The New Normal (13 episódios), Revolution (13 episódios), The Next Caller (6 episódios), Guys With Kids, Chicago Fire, Infamous e Do No Harm.
Projetos Descartados: Beautiful People, County, Table for Three, Downwardly Mobile, Friday Night Dinner (remake de série inglesa), Projeto de Hilary Winston, Midnight Sun (remake de série israelense), Isabel (remake de série franco-canadense), The Frontier, Lady Friends, Susan 313 e Bad Girls (remake de série inglesa).
Grade de Estreia das séries da NBC 2012-2013:
Fall Season (a partir de setembro de 2012):
Segunda-Feira – Revolution
Terça-Feira – Go On, The New Normal e Parenthood
Quarta-Feira – Animal Practice, Guys with Kids, Law & Order: SVU e Chicago Fire
Quinta-Feira – 30 Rock, Up All Night, The Office e Parks and Recreation
Sexta-Feira – Whitney, Community e Grimm
Midseason 2013 (janeiro-março):
Domingo – Do No Harm
Sem dia definido: Smash, 1600 Penn, The Next Caller, Save Me, Infamous e Hannibal.
Marcadores:
Chicago Fire,
Do No Harm,
Grimm,
NBC,
Revolution,
Smash,
The New Normal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário