terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Amor em 4 Atos: Davi Parizotti: ‘Visitamos obras e trocamos roupas novas por usadas’!



Davi Parizotti começou a carreira há 12 anos. Depois de assinar o figurino de diversos longas, campanhas publicitárias, curtas e peças teatrais, ele chega à telinha com a responsabilidade de vestir os personagens do episódio ‘Ela faz cinema’, com direção de Tadeu Jungle.

Como surgiu o convite para assinar o figurino do episódio ‘Ela faz cinema’?

Fui convidado pra me unir ao projeto pela diretora de arte Isabelle Bittencourt, a quem meu nome tinha sido recomendado por outros colegas figurinistas, provavelmente por meu histórico profissional de longas.

Como foi a busca de referências para a criação dos figurinos? No que você se inspirou?

Nós unimos duas frentes de pesquisa: editoriais e fotográficas. Nas pesquisas editorias analisamos revistas de moda, sites, livros e imagens diversas que pudessem ilustrar ou nos dar ideias de como gostaríamos que nossos personagens fossem visualmente. Já as pesquisas fotográficas foram baseadas em pessoas da ‘vida real’, gente que tivesse profissão ou estilo de vida semelhante ao de nossos personagens. Visitamos muitas obras e fotografamos pedreiros, mestres de obras, serventes, pintores e trocamos roupas novas por suas roupas usadas. Assim, conseguimos obter as manchas e desgastes reais do dia a dia destes trabalhadores. Também observamos profissionais que trabalham em trailer de comida, balconistas e atendentes de bares para o personagem Rafic (Cacá Rosset). Além disso, observamos estudantes de cinema, jovens de regiões e estilos diversos para nossa personagem principal, Leticia (Marjorie Estiano). A partir desse material, misturamos todas as fontes e filtramos os aspectos mais interessantes de cada veículo.

Foi preciso quanto tempo de trabalho para a conclusão dos figurinos?

Foram aproximadamente cinco semanas de trabalho entre reuniões conceituais, pesquisas, produção, confecções, envelhecimentos e customizações do figurino geral do capitulo.

Como é a sensação de ver suas criações em cena?

Sempre é muito gratificante ver sua obra dentro de uma obra maior, fazendo parte de um contexto que une arte, fotografia e interpretação. O resultado final, depois de todos esses departamentos misturados, sempre é incrível, e muitas vezes maior do que imaginamos no começo. A criação toma pernas e vontade própria, deixa de ser sua e passa a ser de todos, de uso e resultado público.

Você tem alguma criação preferida?

Todos os looks têm suas características especiais, todos têm seu grande valor e agregam outros tantos valores ao resultado. Desde as roupas trocadas com pedreiros e pintores e misturadas em nosso guarda-roupa, as peças e acessórios da estudante de cinema, os detalhes simples, mas bem pensados da popular Evelyn, as peças estampadas de Rafic, enfim, todos os figurinos têm muito a dizer pelo processo em que foram criados. A obra toda se torna preferida, cada detalhe e cada personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Modificado por Louco's por TM'J