sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Bastidores de A Vida da Gente: Fernanda Vasconcellos conta como se preparou para a recuperação de Ana!
Passo a passo. É assim que Ana vem reconquistando a própria vida, após ter acordado anos depois do acidente que a deixou em coma. Quem acompanha a trama não faz ideia do que envolve a construção da personagem, que tem fortes cenas de superação e muita emoção. Por trás das câmeras, a atriz Fernanda Vasconcellos conta com o auxílio experiente de uma equipe médica, composta por quatro profissionais, além de uma união entre cenografia, figurino, produção, direção e todo o elenco.
Em entrevista, a atriz revela que a assessoria prestada tem sido essencial para a realização das cenas.
“É fundamental ter esse aparato. A equipe é o meu guia dentro do estúdio. Estou achando esse momento de recuperação da Ana bem difícil, porque é uma fase muito delicada. Tomamos muito cuidado para que tudo fique o mais crível possível”, diz.
Segundo a médica Tereza Cristina Lopes Machado, que está sempre acompanhando as gravações, o trabalho que vem sendo feito em A Vida da Gente começou em junho. A equipe fez uma pesquisa baseada naquilo que a autora desejava dramaturgicamente para chegar, por exemplo, ao tipo de lesão que Ana teria.
Outro ponto avaliado para construção deste momento da trama foi a especialidade de Lúcio (Thiago Lacerda), que, inicialmente, seria apenas neurologista, já que acompanharia Ana ao longo dos anos. No entanto, como ele teria que operar Ana, ele passou a ser também neurocirurgião.
“O Thiago fez, inclusive, laboratório com o neurologista Bernardo Liberato. Também tivemos o apoio do neurocirurgião Paulo José e da ouvidora do hospital Patrícia Rosa”, diz a doutora. O enfermeiro Felipe Faconi também faz parte da equipe que auxilia a atriz.
Para a médica Tereza Cristina, o mais difícil nesse trabalho é adequar a realidade à ficção.
“Fizemos uma sequência de recuperação para a Ana na qual o público tenha um entendimento de progressão. Está dando a entender que ela está evoluindo rapidamente, mas da forma gradativa que tem que ser. Estou gostando muito do resultado”, explica.
Segundo Fernanda Vasconcellos, as cenas exigem um grande esforço físico. “A Ana tem sido um grande desafio na minha carreira”, diz.
O público poderá acompanhar nos próximos capítulos a evolução na fala de Ana. Como a personagem é a protagonista da trama, a fonoaudióloga Mariana Chrispim explica que não pôde deixar a dicção prejudicada por muito tempo.
“Fizemos um esforço para mostrar essa evolução, mesmo que num curto espaço de tempo. A fala não podia ficar atrasada, mas ao mesmo tempo não podia dar impressão de ser uma mágica”, comenta.
A fisioterapeuta Rachel Araújo elogia o desempenho da atriz. “Quando é preciso fazer esse tipo de trabalho com uma atriz dedicada como a Fernanda, tudo fica muito mais fácil. Não temos tido dificuldade, porque ela pega os exercícios com muita facilidade. A resposta dela é imediata à instrução que nós damos. A preparação e a sensibilidade da Fernanda conseguem trazer à tona a paciente de verdade, fazendo com que o público acredite nessa trama”, finaliza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário