Numa expedição da NASA realizada a Saturno e um instrumento dos Estados Unidos a bordo de uma nave espacial indiana, forneceram dados concretos sobre a existência de água na Lua e gelo em Marte.
Os cientistas já suspeitavam que existisse água localizada nos pólos da Lua, no entanto novos dados revelados esta quinta-feira demonstram que para além disso existem moléculas de água em superfícies mais amplas da Lua.
Segundo imagens fornecidas pela nave espacial indiana Chandrayaan-1, é possível verificar que quase toda a superfície da Lua tem água, concentrando-se a maioria nos pólos.
Já em Marte a abundância de água não parece tão significativa como na Lua, os mantos de gelo descobertos pela sonda da NASA Mars Reconnaissance Orbiter estão situados no subsolo numa extensão que poderá chegar à sua linha imaginária de Equador. Os cientistas julgam que esse gelo pertence a uma época mais húmida do planeta, estando actualmente bastante visível na imagem captada pela sonda.
Sendo a água essencial para a sobrevivência da espécie humana, é com enorme agrado que os cientistas acolhem estas novas informações.
sábado, 14 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário