domingo, 10 de abril de 2011

Lady Gaga vai ser Maria Madalena no clipe do novo single, 'Judas'!



Lady Gaga vai ser Maria Madalena no videoclipe de "Judas", segundo single do álbum "Born this way". As informações foram dadas por Laurieann Gibson, diretor criativo da cantora, à MTV americana.
O personagem Judas será vivido por Norman Reedus, ator de séries como "Hawaii Five-O" e "Walking Dead".
"Acho que a maioria das pessoas já está pensando na blasfêmia de Lady Gaga e premeditando a abordagem (do clipe. Acho que ficarão muito chocados ao descobrir quão forte e revolucionária é a mensagem e como ela será liberada pelos motivos certos. Vai realmente chocar o mundo", disse Gibson à MTV.

Bastidores de Cordel Encantado: Na terra do cangaço, Herculano é bandido e herói!



Há mais de 20 anos, a cidade de Brogodó, localizada no sertão nordestino, convive com o poder do Rei do Cangaço: Capitão Herculano (Domingos Montagner). Temido e respeitado por todos, no fim do século XIX, o cangaceiro era visto como bandido por alguns e, como herói por outros.
Em suas andanças pelo sertão, Herculano é acompanhado de sua mãe, Dona Cândida (Ilva Niño), a mulher Siá Benvinda (Claudia Ohana), seu filho, ainda bebê, Jesuíno e seus capangas Zóio-Furado (Tuca Andrada) e Belarmino (João Miguel).
Rodeado por inimigos, o cangaceiro resolve deixar seu filho nas mãos do poderoso fazendeiro de Brogodó, Coronel Januário Cabral (Reginaldo Faria) para que o menino seja criado em incógnita e em segurança. Mãe protetora e já desiludida com a vida no cangaço, Benvinda larga o marido e resolve ficar na fazenda ao lado do filho. Em troca da hospedagem e do silêncio sobre a identidade de sua família, Herculano se compromete a proteger as terras de Cabral.
Jesuíno cresce sem saber sua origem. Apenas 20 anos depois, o cangaceiro volta à fazenda com o objetivo de levar seu filho para o cangaço. Para o pai, o rapaz já tinha idade suficiente para enfrentar as dificuldades do sertão. Herculano conta com o apoio de sua mãe, uma cangaceira orgulhosa de suas origens.
Entre as principais figuras do bando de Herculano, estão os capangas Zóio-Furado e Belarmino, mais conhecido como Bel. Eles obedecem às ordens do Capitão e atuam como seus principais mensageiros.

Bastidores de Cordel Encantado: Após uma profecia, Miguézim funda a Vila da Cruz!



No meio da noite, uma bola de fogo risca o céu escuro e cai sobre a mata sertaneja, espalhando fogo rapidamente. A chuva cai sobre o campo devastado e de manhã, quando cessa, no meio da mata em cinzas, vê-se uma pequena flor vermelha brotar: é uma linda açucena.
Miguézim (Matheus Nachtergaele), pregador e santo para alguns, mendigo e louco para outros, acorda num sobressalto e interpreta o sonho como uma profecia: um rei surgirá para fazer grandes mudanças, trazendo alegria, justiça e fartura ao sertão. Para que isso seja possível, o profeta funda na região a cidade de Vila da Cruz.
Aos poucos, o pequeno vilarejo começa a ser habitado. Lá mora Bartira (Andreia Horta), uma das mulheres do barbeiro Farid (Mouhamed Harfouch), e seus dois filhos, Sofia (Nauhana Costa) e Salim (Matheus Costa).
E é em Vila da Cruz que Jesuíno (Cauã Reymond) e Açucena (Bianca Bin) planejam morar quando se casarem. Mas antes disso acontecer, muita história vai se desenrolar por Brogodó, até que a cidade de Miguézim receba seu rei e viva em paz como ele sonhou.

Bastidores de Cordel Encantado: Brogodó vai ficar pequena demais para o cangaço e a realeza!



Em uma pequena cidade do sertão nordestino, chamada Brogodó, Açucena Bezerra (Bianca Bin) e Jesuíno Araújo (Cauã Reymond) cresceram juntos e se apaixonaram perdidamente um pelo outro. O jovem casal tem muito em comum, inclusive o fato de não saberem suas reais origens. Ambos são de famílias simples, mas o que Jesuíno e Açucena nem imaginam é que ela, na verdade, é princesa de um reino europeu chamado Seráfia do Norte e ele, filho de um dos homens mais temidos do sertão: Herculano, o Rei do Cangaço (Domingos Montagner).
Açucena mora com seus pais de criação, Euzébio (Enrique Diaz) e Virtuosa (Ana Cecília), e com o irmão, Cícero (Miguel Rômulo). Jesuíno vive na casa de Coronel Januário Cabral (Reginaldo Faria), que o tem como filho, junto de sua mãe, Siá Benvinda (Claudia Ohana), empregada de confiança do fazendeiro.
Ao contrário de Jesuíno, Timóteo Cabral (Bruno Gagliasso), filho do Coronel, nunca ligou para os negócios na fazenda, e morre de ciúmes do relacionamento do sertanejo com seu pai. Mulherengo e aproveitador, Timóteo tenta conquistar todas as mulheres que conhece, inclusive o amor de seu rival: Açucena.
No Palácio do Governo de Brogodó, o prefeito Patácio Peixoto (Marcos Caruso) vive entre confusões para comandar a cidade. A primeira-dama , a perua Ternurinha Peixoto (Zezé Polessa), e seus filhos, a advogada Doralice (Nathalia DIll) e Fausto (Renato Góes), tentam ajudar o pai nos problemas da prefeitura.
Enquanto isso, Delegado Batoré (Osmar Prado) toma conta da delegacia junto de Cabo Rufino (Alessandro Tcche) e Soldado Paçoca (Marcelo Flores). Solteirão, ele tem a ajuda de sua irmã, Neusa (Heloísa Perissé), para tentar encontrar uma mulher a tempo de se casar.
Toda a calmaria na pacata Brogodó, no entanto, tem data marcada para terminar. É a chegada da realeza de Seráfia, que promete mudar toda a rotina da cidade.

Bastidores de Cordel Encantado: Seráfia do Norte e do Sul: dois reinos em pé de guerra!



Foi Dom Seráfim quem constituiu o reino da Seráfia em terras distantes. Para proteger o tesouro da região, o fundador o escondeu no meio do sertão brasileiro, em uma região da caatinga, onde permaneceu enterrado por anos e anos.
Há algumas centenas de anos, Seráfia foi dividida em Seráfia do Norte, comandada por Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e do Sul, liderada por Rei Teobaldo (Thiago Lacerda), consequência de uma revolução popular. A divisão foi o ponto de partida para uma guerra interminável entre os dois reinos.
No final do século XIX, o exército do norte vence uma batalha, que deixa Rei Teobaldo entre a vida e a morte. Minutos antes de morrer, Teobaldo concorda com a proposta de Rei Augusto em casar seus filhos primogênitos, quando atingirem a maioridade, para selar a paz e reunificar Seráfia.
Em meio à felicidade geral, Duquesa Úrsula (Débora Bloch) fica enfurecida com o acordo. Ela havia sido noiva de Augusto, mas fora preterida em favor de Rainha Cristina (Alinne Moraes), que era uma plebeia. Para ela sobrou desposar o Duque Petrus (Felipe Camargo), irmão mais novo de Augusto, com quem teve uma filha: Lady Carlota (Luana Martau). Úrsula planeja com seu mordomo, amante e comparsa, Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) de se livrar do marido, da Rainha Cristina e da princesa Aurora. Desta forma, sua filha Carlota seria a futura esposa de Felipe e rainha de Seráfia.
Pouco depois do fim da guerra, Zenóbio Alfredo (Guilherme Fontes), botânico do reino, que estava no Brasil envolvido com pesquisas científicas, chega com notícias sobre o tesouro de Seráfia e propõe uma expedição. O Rei aceita e parte para as terras brasileiras com sua esposa e a pequena Aurora.
Mal intencionados, Úrsula e Nicolau os acompanham na viagem, pois pretendem executar o plano no Brasil. Antes, porém, Úrsula consegue dar um sumiço em seu marido Petrus, fazendo com que todos pensem que ele foi morto e que ela está viúva.
No Brasil, Rei Augusto encontra o tesouro, mas é roubado quando Herculano (Domingos Montagner) ataca a realeza. Nicolau mata Rainha Cristina, que consegue salvar Aurora a tempo. A princesa é deixada com um casal de sertanejos, que a criam como filha. O tesouro, então, volta a ser perdido.
Amargurado com a morte de sua mulher e acreditando que sua filha também está morta, Rei Augusto volta para Seráfia. Úrsula está realizada e já planeja o casamento de Carlota com Príncipe Felipe.
Vinte anos depois, Rei Augusto recebe a notícia de que sua filha pode estar viva, no Brasil, e volta ao país para encontrá-la. E assim, começa a busca pela princesa perdida.

Bastidores de Cordel Encantado: Amor e guerra no sertão: a disputa por uma mocinha!



Os personagens de Cauã Reymond e Bruno Gagliasso disputarão o amor da protagonista interpretada por Bianca Bin em Cordel Encantado, próxima novela das 18h da Rede Globo.
Bruno será Timóteo Cabral, a pedra no sapato do casal de sertanejos Jesuíno Araújo (Cauã) e Açucena Bezerra (Bianca). Filho mais velho do Coronel Januário (Reginaldo Faria), o jovem almofadinha é obcecado pela moça desde criança e fará de tudo para atrapalhar o noivado de seu rival. "É um triângulo muito polêmico. Timóteo tem obsessão não só por Açucena, mas por Jesuíno também. Ele quer ser dono dela, e o mocinho é quem ele quer ser", explica Bruno.
A jovem sertaneja mora com seus pais de criação, Euzébio (Enrique Diaz) e Virtuosa (Ana Cecília), e com o irmão, Cícero (Miguel Rômulo), na cidade fictícia de Brogodó, no sertão nordestino. Jesuíno vive na casa de Coronel Januário junto de sua mãe, Siá Benvinda (Claudia Ohana), e é o braço-direito do Coronel, quem o tem como filho. Ao contrário de Jesuíno, Timóteo nunca ligou para os negócios na fazenda, e morre de ciúmes do relacionamento do sertanejo com seu pai. "Ele vai sofrer muito na mão do Timóteo", adianta Cauã.
Jesuíno e Açucena cresceram juntos e se apaixonaram perdidamente um pelo outro. O jovem casal tem muito em comum, inclusive o fato de não saberem suas reais origens. Ambos são de famílias simples, mas o que nem imaginam é que ela, na verdade, é princesa de um reino europeu chamado Seráfia do Norte, enquanto ele é filho de um dos homens mais temidos do sertão: Herculano, o Rei do Cangaço. "Açucena é apaixonada por Jesuíno e ainda tem o Timóteo no meio disso tudo para atrapalhar", completa Bianca.

Bastidores de Cordel Encantado: João Miguel estreia em novelas como cangaceiro de gestos afeminados!



Reconhecido por seus trabalhos no cinema e no teatro, o baiano João Miguel terá sua estreia em novelas na próxima trama das seis da Rede Globo, Cordel Encantado. Assim como no premiado filme "Cinema, aspirinas e urubus", de 2005, seu personagem viverá no sertão nordestino, só que desta vez será um valente cangaceiro, chamado Belarmino. Integrante do grupo de Herculano (Domingos Montagner), Bel será vaidoso e de gestos afeminados, o que não o impedirá de se transformar em um homem implacável na hora da luta e de ter o respeito de todos os companheiros do cangaço. "Eu diria que a vaidade de Belarmino faz ele pensar como uma mulher", diz o ator.

O que o levou a aceitar o papel para fazer sua primeira novela?

Já existia um namoro meu com a televisão, uma vontade de viver a dramaturgia com um personagem em aberto. Eu sou muito intuitivo e acho que esse é o momento certo de experimentar com o Belarmino, um papel muito interessante.

Quais as principais características de Belarmino?

Ele é assistente do Capitão Herculano, um braço direito. Eu o vejo como um informante que circula por outros núcleos para levar a informação para o cangaço. Mas ao mesmo tempo ele é extremamente vaidoso e passa por um lado feminino. Eu diria que a vaidade de Belarmino faz ele pensar como uma mulher. Ele tem essa ambiguidade.

Qual a expectativa para sua primeira novela?

Me parece que esse universo é muito sugestivo e o público vai adorar. São grandes atores e autoras. Tenho a melhor das expectativas.

Você tem o hábito de ver novelas?

Quando eu era criança assistia mais, já que não trabalhava e tinha mais tempo. A novela é algo muito forte no Brasil, é um meio muito popular. Acho muito legal a comunicação entre o ator e o público que ela permite.

Bastidores de Cordel Encantado: Luiza Valdetaro leva a filha para assistir às gravações de Cordel Encantado!



Durante as gravações de Cordel Encantado, Luiza Valdetaro (Antônia Cabral) levou sua filha Maria Luiza para acompanhá-la. Loiríssima como a mãe e com apenas 3 anos de idade, a pequena só recebeu elogios por quem passava pelo estúdio da novela. A atriz contou que, sempre que possível, leva a menina ao Projac: “Gosto de trazer ela às vezes. Ela vem ao Projac desde os quatro meses de idade”, conta Luiza.

Bastidores de Cordel Encantado: Açucena é uma heroína romântica arretada, diz Bianca Bin!



A atriz Bianca Bin vai interpretar sua primeira protagonista em novelas na próxima trama das 18h, Cordel Encantado. Ela será Açucena Bezerra, moradora da fictícia Brogodó e apaixonada por Jesuíno Araújo (Cauã Reymond). Namorados desde a infância, os dois têm em comum o fato de não saberem suas reais origens: Açucena, na verdade, é Aurora, princesa de um reino europeu chamado Seráfia do Norte, e Jesuíno é filho do cangaceiro Herculano (Domingos Montagner), um dos homens mais temidos do sertão. “É uma heroína romântica arretada, muito diferente dessas mocinhas que a gente vê por aí. Estou adorando”, comemora a atriz.
Açucena vive com os pais de criação, Euzébio (Enrique Diaz) e Virtuosa (Ana Cecília Costa). Jesuíno mora na casa de Coronel Januário Cabral (Reginaldo Faria) junto de sua mãe, Siá Benvinda (Claudia Ohana). O filho do fazendeiro morre de ciúmes do sertanejo, e tenta conquistar o amor de seu rival. “Ela é apaixonada por Jesuíno, vai ficar noiva dele, mas Timóteo vai atrapalhar esse romance”, conta Bianca.
A atriz estudou prosódia e montaria para compor a personagem, que vai protagonizar lindas cenas a cavalo ao lado de Cauã: “Estou gravando com uma égua linda, Bonita é o nome dela”.

Bastidores de Cordel Encantado: Descontração na coletiva de imprensa!



A nova novela das seis, Cordel Encantado, foi apresentada à imprensa na noite da segunda-feira, 28, no Projac. O diretor de núcleo Ricardo Waddington abriu a coletiva e anunciou ao lado das autoras, Duca Rachid e Thelma Guedes, o clipe oficial da trama. Também estavam presentes a diretora Amora Mautner e grande parte do elenco. “Foi uma enorme emoção saber que nosso sonho de fazer uma novela como essa ia se concretizar”, disse Thelma. “É um momento de encantamento”, completou Duca.
O evento começou com clima de descontração. Logo após a exibição do clipe, o ator Zé Celso Martinez, que interpretará Amadeus, convidou a todos para um brinde em homenagem à novela. Matheus Nachtergaele também pegou o microfone e brincou cantarolando uma música. Os protagonistas Bianca Bin e Cauã Reymond foram muito assediados pelos repórteres. Nathalia Dill e Bruno Gagliasso, antagonistas da trama, destacaram a influência de seus personagens na relação do casal principal. “Ele é um psicopata, doente. Acredito que não vai ser perdoado pelo público”, ressaltou Bruno.
Cordel Encantado reúne diferentes universos: o de uma realeza europeia, dos sertanejos de um sertão nordestinos e da vida heroica de um bando de cangaceiros. A união entre esses mundos é feita através do romance de Açucena (Bianca Bin) e Jesuíno (Cauã Reymond). Ela é criada por lavradores e cresce sem saber que é a princesa do reino de Seráfia do Norte. Já o rapaz é o braço direito de uma poderoso coronel da cidade de Brogodó, mas desconhece ser filho legítimo do Rei do Cangaço, Capitão Herculano (Domingos Montagner). O encontro de diferentes culturas promete proporcionar muitas aventuras e diversão.

Bastidores de Cordel Encantado: Os bastidores de Cordel Encantado por Carmo Dalla Vecchia!



Durante as gravações na França e no Brasil, Carmo Dalla Vecchia (Rei Augusto) aproveitou para colocar em prática seu lado fotógrafo.
O ator clicou seu colegas de elenco nos bastidores de Cordel Encantado e mostrou que leva jeito para a arte.

Bastidores de Cordel Encantado: Matheus Nachtergaele volta às novelas!



Desde 2005, Matheus Nachtergaele não faz novela. Seus últimos trabalhos na TV foram em minisséries e, agora, ele volta com um personagem que promete encantar a todos: o Profeta Miguézim. Um homem sábio e visionário, que muitas vezes assusta o povo com suas profecias e acaba sendo considerado maluco. “Miguézim detém o grande segredo da novela”, revela Matheus. Leia abaixo a entrevista com o ator e conheça mais seu personagem.

Por que resolveu voltar a fazer novela?

Eu estava com saudade e acho que a comunicação com o público é impressionante. Cordel Encantado é uma fábula e me pareceu encantador. O personagem e a história toda me encantaram. Eu fui lendo a sinopse e os capítulos com um prazer tão grande que não tinha como dizer não. A Amora e o Ricardo são muito queridos, foi um convite muito carinhoso e fora que tenho grandes amigos no elenco. Fiquei feliz!

O que você está achando do Miguézim?

Ele é um profeta inspirado no Antonio Conselheiro, de Canudos. Miguézim tem visões, fala sempre a verdade. Algumas pessoas consideram ele um louco e outras o admiram e têm fé nele. Ele funda Vila da Cruz a partir da queda de um meteorito, que é o início da novela. Nesse lugar, ele entende que virá um rei, que as coisa vão mudar e que lá deve existir uma cidade de paz, justiça e de amor, onde ninguém terá muito e nem pouco. É um homem de bons sentimentos. Tem algo de delirante nele. Acho que vai ser saboroso trabalhar as nuances entre a sabedoria e a loucura.

Como você se preparou para viver o profeta Miguézim?

Eu dei uma olhada no Gentileza, na Estamira, que é uma esquizofrênica do lixão de Gramacho, e também no Bispo do Rosário. Li livros, procurei imagens do Gentileza falando e o Conselheiro eu conheço de ter lido Os Sertões. A gente criou o personagem por aí. Um cara que abriu mão das riquezas. Miguézim detém o grande segredo da novela, ele tem um mistério, mas isso eu não posso contar.

Você pretende seguir com os outros projetos além de Cordel Encantado?

Eu não acho muito possível fazer outras coisas durante uma novela. Eu ia começar uma peça dirigida pela Michel Melamed, mas eu achei que não era possível. Eu admiro atores que conseguem fazer novela e fazer algo paralelo, mas para mim é muito desgastante.

Bastidores de Cordel Encantado: Domingos Montagner sai do picadeiro para viver Rei do Cangaço!



Como palhaço, Domingos Montagner já fez muita gente rir e se deslumbrar com a magia do circo. Em sua primeira novela, o ator terá que conter o riso ao interpretar o temido Capitão Herculano, Rei do Cangaço e pai de Jesuíno (Cauã Reymond). Paulista, formado em teatro e dono de um circo, Domingos diz que a experiência no picadeiro está ajudando na construção de seu personagem: “Eu trago a energia do teatro, do circo, da rua. Herculano é totalmente rústico, vigoroso e um líder”.

Quais trabalhos já fez na televisão?

É minha primeira novela e na televisão fiz poucas coisas. Fiz o seriado Mothern, no GNT, e participações em Força Tarefa e em A Cura. E agora acabei de participar do seriado Divã. Fiz um amante da personagem da Lília Cabral.

Sua origem é do teatro e você é dono de um circo. Como é a sua relação com essa arte?

Eu tenho um circo que se chama Circo Zanni, que fica em São Paulo, e é formado por nove artistas. Eu faço a direção, além de atuar como apresentador e palhaço. Fiz escola de circo, em São Paulo. Já fui trapezista um tempo, mas sempre desenvolvi a arte do palhaço. Trabalho no teatro há mais de 20 anos e já fiz parte de várias companhias. Hoje, faço uma dupla de palhaços, na companhia La Mínima, com o Fernando Sampaio. Nós nos baseamos no palhaço de picadeiro, com técnicas circenses e acrobacias cômicas. O La Mínima se apresenta em teatro e na rua, a companhia é de humor e de circo. Minha ligação sempre foi para o lado do palhaço e eu sei bem o trapézio. Minha formação é do teatro de circo.

O que você traz do teatro de circo para o cangaceiro Herculano?

Eu trago a energia do teatro, do circo, da rua, pois acho que vai caber no personagem que é totalmente rústico, vigoroso e líder. Eu estou tentando fazer a construção desse personagem através de algo que se traduza em liderança e também quero mostrar o lado da vilania, da arrogância, do poder pelo medo que o Herculano tem. A energia cênica que eu tenho, vinda do teatro de circo, está me ajudando muito nisso. E eu trabalho com uma linha de teatro muito popular, que a televisão também tem. Sempre tive curiosidade de fazer TV.

O que você espera que o público pense sobre Herculano?

O personagem me seduziu muito, pois ele tem uma força muito grande e é muito importante nos acontecimentos e conflitos da trama. Eu acho que ele vai ter uma identificação muito grande por parte do público, porque os cangaceiros sempre tiveram uma característica muito popular. Em Cordel Encantado, a gente está construindo o cangaceiro de uma maneira romântica, não é uma abordagem muito realista. A novela tem um componente interessante ao unir o cangaço com a nobreza. Acho que o povo vai ter uma grande simpatia por Herculano.

Bastidores de Cordel Encantado: Mauricio Destri: 'Não sou apenas um galã bonitinho'!



Mauricio Destri tem tudo para encantar o público como o Príncipe Inácio, filho do Rei Teobaldo (Thiago Lacerda), da Seráfia do Sul, e irmão de Felipe (Jayme Matarazzo). No Brasil, o jovem vai se apaixonar pela primeira vez, pela sertaneja Antônia (Luiza Valdetaro). Assim como seu personagem, Mauricio também está vivendo um novo momento em sua vida: o primeiro trabalho na televisão. O ator, que tem mais experiência no teatro está descobrindo um novo rumo com a televisão e avisa: “Não sou apenas um príncipe galã bonitinho”.

O que você espera como repercussão de sua primeira novela?

Estou adorando, é diferente, outra linguagem. Todos estão muito unidos, e acho que a união é a chave número um de um grupo. Essa vai ser uma etapa da minha vida que vou curtir e aprender muito.

Você vê semelhanças entre você e seu personagem Inácio?

Ele tem muitas coisas parecidas comigo. Uma delas é o fato de que, quando ele chega perto da Antônia, muda o tom de voz e fica poético. E eu tenho isso também. Quando chego perto das meninas, me porto mais como adulto. Inácio é total romântico, eu também.

O que você acha de ser apontado como novo galã?

Eu não sei como vou lidar com o fato de ser galã. Não quero só passar essa imagem, quero mostrar meu trabalho e os meus quatro anos de estudo e pesquisa. Espero que as pessoas me vejam com esses olhos de que não sou apenas um príncipe galã bonitinho.

Com quem você está mais ansioso em contracenar?

Quando eu fiquei sabendo do elenco, me apaixonei. Primeiro o Osmar Prado, sou fã dele. Emílio de Melo também, que tem uma coisa que transcende o teatro. João Miguel e Zé Celso Martinez também são muito bons. Matheus Natchergaele vai ser um Deus na minha frente, adoro o trabalho dele, sempre o admirei. Vou aprender muito com essa galera, é um pessoal que vem do teatro e tem um carinho muito grande pela arte.

O que você fazia antes de saber que faria parte do elenco de Cordel Encantado?

Eu estava em São Paulo em uma fase sem grana. Já trabalhei fazendo pesquisa de rua para um instituto, depois fui trabalhar em um restaurante. Enquanto isso eu fazia faculdade de teatro. Fiquei com muita dúvida se trancava meus estudos e vinha pra cá, mas muitas pessoas me deram força para vir e agora eu estou super empolgado e feliz.

Como foi sua experiência de gravação na França?

Foi muito legal ir para a França. Eu nunca tinha saído do Brasil, foi a primeira vez. Fiz umas amizades incríveis. Quando o Luiz Fernando Guimarães abria a boca, eu caía na risada. Gostei muito da Alinne Moraes, do Jayminho (Jayme Matarazzo), de quem fiquei muito amigo. Saí muito com a Luana Martau e com Guilherme Fontes também. Fomos para Paris, vimos a Torre Eiffeil, a Igreja de Notre Damme, o Arco do Triunfo. Foi incrível!

Bastidores de Cordel Encantado: Do teatro para a TV: Zé Celso Martinez estreia como Amadeus!



Com uma grande carreira no teatro, como ator e diretor, José Celso Martinez Correa faz sua estreia na televisão em Cordel Encantado. Ele vai viver Amadeus, um astrólogo, conselheiro de Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e quem interpreta os sonhos da majestade. Zé Celso diz que sempre teve curiosidade de trabalhar na TV e explica porque só agora aceitou um convite: “Estou adorando. Só não fiz TV antes porque não tinha tempo, estava em um efeito coelho: produzindo e criando muito!”, brinca.
Zé Celso é um dos principais diretores da história do teatro brasileiro, fundador do Teatro Oficina. Ele estudou na Faculdade de Direito da USP, onde encontrou parceiros para sua companhia. Suas opções estéticas influenciam a cena teatral até hoje e por isso ele é considerado uma das personalidades mais criativas do ramo. Agora, Zé Celso tem planos para trazer suas ideias para as telinhas. “Meu sonho é fazer uma minissérie, mas com participação do público, que transcenda o cinema e a TV. Uma obra sobre a vida de Cacilda Becker. Filmar com a presença do público, fazer ele atuar junto. Eu quero me aproximar aos poucos da televisão, e fazer algo novo nela. Minha inspiração é o Chacrinha, sinto falta da liberdade que ele tinha na televisão”, declara.
Em Cordel Encantado, Zé Celso faz sua primeira incursão na TV, mas como ator. Seu personagem terá um tom bastante lúdico. Amadeus irá prever o destino de Rei Augusto nas terras brasileiras através dos sonhos que ele interpretará. Zé Celso diz ter começado bem sua história na televisão e adorou conhecer o universo das novelas. “Gostei muito da Amora, muito bonita, ela tem um "quê" de Madonna e dirige muito bem. Na França, eu saquei o trabalho que dá fazer uma novela, mas eu adoro esses desafios. Todo mundo foi maravilhoso comigo, gravamos em lugares lindos”, afirma.

Bastidores de Cordel Encantado: Luana Martau está animada em contracenar com ídolos!



Ela fala baixinho, devagar e é super delicada. Bem diferente de sua personagem, a Lady Carlota, Luana Martau é a "meiguice" em pessoa. Em Cordel Encantado, ela vai viver a filha da malvada Duquesa Úrsula (Débora Bloch), que fará de tudo para Carlota se tornar a próxima rainha da Seráfia do Norte. Interpretando uma jovem mimada e rude, Luana não tem medo de ser confundida com sua personagem e diz até ser um ótimo exercício para o seu trabalho: “Eu gosto muito de brincar com a personalidade da Carlota, até porque eu sou o oposto disso, falo baixo e não sou muito perua. Embora a Carlota seja mimada, ela tem um lado divertido que eu acho que as pessoas vão acabar gostando".
Para viver uma candidata a princesa, Luana se preparou bastante e assistiu a filmes como “Maria Antonieta”, de Sofia Copolla. “Eu acho que tem a ver com a estética, uma coisa bem patricinha, bem cor de rosa. E por coincidência quando eu cheguei na França para as filmagens, a carruagem que eu gravava era a mesma que foi usada no filme da Sofia Copolla”.
Fã de Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães, Luana conta que está muito animada em contracenar com a dupla, que para ela sempre foi uma referência em seu trabalho. A atriz está em sua segunda novela – já fez Cama de Gato – e agora, a expectativa é grande para a estreia de Cordel: “Eu acho que vai ser muito divertido ver essa mistura da corte, uma coisa fria e europeia com o calor do sertão. Vai ser bacana esse choque de culturas”.
Além de Cama de Gato, Luana esteve no elenco da série Clandestinos. Ela faz parte da companhia de teatro que estreou o projeto como peça e, de lá, chegou aos olhos dos produtores da Globo para fazer sua primeira novela e, em seguida, a série. Segundo a atriz, sua personagem em Clandestinos tem algumas características em comum com a Lady Carlota. “A minha personagem também era bem mimada, ela tem um pouco a ver com a Carlota no jeito de fazer barraco, chamar a atenção, ser mimada”, compara.

Bastidores de Cordel Encantado: Duca Rachid e Thelma Guedes falam sobre o universo da novela!



As autoras Thelma Guedes e Duca Rachid vão levar um mundo de fantasia à TV com Cordel Encantado, próxima novela das 18h da Rede Globo. A trama mistura os diferentes universos de reis, sertanejos e cangaceiros, com base na história de amor de dois jovens criados no sertão nordestino. Thelma conta que a ideia já era um projeto antigo de sua parceria com Duca, e define a novela como um convite para o telespectador sonhar: "A decisão nasceu de uma vontade de oferecer ao público das 18h alguns minutos de completo deleite". Leia a entrevista com as escritoras:

Como surgiu a ideia de escrever a trama principal de Cordel Encantado?

Thelma: Cordel Encantado é um projeto bem antigo de nós duas. Assim que nossa primeira novela saiu do ar (o remake de O Profeta), em 2007, já começamos a pensar no que seria o nosso próximo trabalho. Dentre algumas ideias, surgiu a de escrevermos uma novela que fosse um convite para o telespectador sonhar. Num primeiro momento, a decisão nasceu de uma vontade de oferecer ao público das 18 horas alguns minutos de completo deleite, sonho e fantasia, já que sabemos que é isso o que ele mais busca, quando liga a televisão nesse horário. A escolha de escrever uma trama assim é também um presente que estamos dando para nós mesmas: a oportunidade de darmos vazão às nossas almas de contadoras de história. Me sinto um pouco como aqueles narradores orais, de antigamente, que contavam e recontavam as histórias, na beira do fogo, cercados pela sua tribo. No fundo, é esse o papel e o desejo de todo escritor. Ao nos inserirmos nesse mundo de reis, profetas, princesas e cangaceiros, talvez essa natureza fique mais explícita e viva.

O que a novela vai trazer para o público das 18h?

Thelma: A novela traz elementos de narrativas míticas - universais e locais -, folhetins de aventura, histórias de cangaceiros, romances de cavalaria, de capa-e-espada. Foi assim que nasceu a história de Aurora, uma princesinha europeia, perdida de seus pais nobres, e criada no sertão, como Açucena. Essa princesa cresce e se apaixona por Jesuíno, um príncipe sertanejo, filho de um "rei" cangaceiro. Parece ser algo muito estranho e novo a junção desses universos. Mas essa mistura já existe no imaginário brasileiro. Esse sertão povoado por reis, profetas e cangaceiros está presente, há muito tempo, na nossa literatura de cordel, nos versos escritos, lidos e, muitas vezes, cantados por repentistas.

Qual o maior diferencial da novela?

Duca: Creio que o diferencial começa na história, que é bastante "inventiva", e continua na realização: desde o elenco até a equipe, temos certeza de estarmos trabalhando com os melhores profissionais. O figurino, a arte, o tratamento de imagem, tudo tem um bom gosto incrível! Aliás, é essa a marca do núcleo Ricardo Waddington, não é? Com a direção geral da Amora Mautner, que põe verdade e brilho em tudo que faz, a novela não poderia estar em melhores mãos.

Qual está sendo o maior desafio em escrever a trama?

Thelma: Há muitos desafios. Mas o maior deles talvez seja não cairmos num tom farsesco, paródico ou infantil. Não é nossa intenção escrever uma novela infantil, nem uma sátira de costumes ou uma paródia social. O desafio é escrever a sério uma novela de reis, rainhas e cangaceiros. Queremos que os telespectadores acreditem nesses personagens e seus dramas. Riam e chorem com eles, mas não com distanciamento.

Existe uma preocupação para vocês em fazer um equilíbrio entre o drama e o humor, ou é algo que flui naturalmente ao escrever?

Duca: As duas coisas. O humor flui naturalmente, mas é claro que a gente tenta sempre equilibrar drama, romance, ação, humor, aventura, ação, dentro de um mesmo capítulo e ao longo da novela, para não "cansar" e manter o público sempre interessado nas tramas.

O que o público pode esperar do triângulo amoroso formado por Açucena, Jesuíno e Timóteo?

Duca: Pode esperar muito romance, temperado com humor, ação, aventura e drama também.

Bastidores de Cordel Encantado: Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães retomam parceria!



Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães vão aprontar as maiores falcatruas em Cordel Encantado, com uma boa dose de humor. Dupla inesquecível desde a TV Pirata e garantia de sucesso, os atores comemoram a volta da parceria em novelas. “Amo o Luiz. Adoro contracenar com ele, me divirto muito e temos química em cena e intimidade de amigos. Para mim é um presente estar ao lado dele de novo”, diz Débora.
A atriz será a Duquesa Úrsula e Luiz Fernando, o mordomo Nicolau, que viverão cenas hilárias como amantes e cúmplices nas malvadezas planejadas pela perua. “Eu acho que nossa dupla vai dar o maior pé. Nossos personagens são dois canalhas, e ela mais ainda. Eu até me safo um pouco”, afirma o ator.
A duquesa é ex-noiva do rei e nunca se conformou em ter sido trocada por Cristina (Alinne Moraes), uma plebeia. Assim, ela vive em função de tornar sua filha, Lady Carlota (Luana Martau), a próxima rainha de Seráfia. Apaixonado por Úrsula, Nicolau a ajuda em seus planos mirabolantes, mas também é uma pessoa sem escrúpulos e, a cada descuido da amante, poderá lhe passar a perna. Luiz Fernando diz que pretende levar as maldades de seu personagem para um tom bastante ficcional: “Eu não quero que o povo saia na rua me odiando. Tenho pânico disso. Nicolau é um mordomo, não tem muitas falas, e eu gosto. Já falei muito”, brinca.
O ator conta que há muito tempo estava envolvido com outros projetos, e que não se via fazendo novela, mas resolveu aceitar o convite após ler o texto e conhecer o elenco. “Achei a trama ótima. E a Débora foi tão amiga que não quis fazer a minha cabeça. Eu tenho a fama de ser inquieto, de não aguentar fazer novela, uma besteira, estou adorando! É outro ritmo e está bom, não vou me matar. Acredito”.

Bastidores de Cordel Encantado: Marcelo Novaes vai interpretar o gago Quiquiqui!



Para interpretar Quiquiqui, seu novo personagem na próxima novela das seis, Marcelo Novaes teve um novo desafio: aprender a gaguejar. Na trama, ele vive um músico de Brogodó, a cidadezinha onde se passa parte da história, e tem uma banda junto com seu irmão Setembrino (Glicério Rosário) e o amigo Farid (Mouhamed Harfouch). O trio toca esporadicamente na venda de Florinda (Emanuelle Araújo) e faz a alegria nas festas da cidade. “É um personagem muito interessante e um desafio muito grande para mim”. Segundo o ator, ele se inspirou no filme vencedor do Oscar 2010, “O Discurso do Rei”, e também no participante do BBB 11 Diogo para compor a gagueira de seu personagem. Leia abaixo a entrevista na íntegra com Marcelo Novaes.

Quais as principais características do Quiquiqui?

Ele é gago, é percussionista, toca zabumba e canta no trio com o irmão dele e o Farid. É do pessoal do bem de Brogodó, um personagem cômico da novela, que está sendo criado ainda, não só pelas autoras, mas também por mim. Ele tem uma timidez, mas ao mesmo tempo é muito justiceiro. A gagueira o incomoda bastante, principalmente quando se refere a um amor. Agora, o gago quando canta não gagueja. Tem umas canções que a gente está estudando para fazer, nessa hora ele não vai ser gago.

O que você está achando do seu personagem?

É um personagem muito interessante e um grande desafio para mim. Eu sempre tive vontade de fazer um gago, era um sonho. Conheço alguns amigos que são gagos e sempre pensava em um dia fazer um personagem assim. Murilo Benício já fez um gago maravilhoso. Pretendo continuar agarrando essas chances de fazer personagens diferentes, como o Quiquiqui, que está sendo um personagem difícil de compor. Desde alguns anos de carreira para cá, eu venho vendo que preciso de uns dois meses com o personagem para me sentir um pouco confortável para depois falar “peguei ou não peguei” o tom dele. Acho que é necessário esse exercício, aí você começa a bater bola com os autores. Me sinto construindo o personagem.

Como você se preparou para viver um gago?

Me inspirei nos amigos, coisas que vi na internet, o próprio Diogo do Big Brother me ajudou, eu ficava prestando bastante atenção nele. Fui ver o filme "O Discurso do Rei" também. Estou tentando achar um meio termo para que não fique repetitivo, nem muito lento, mas que seja engraçado. Quero também transmitir o problema da gagueira, mostrando que ninguém se sente confortável com isso. É um problema que tem tratamento, que tem como melhorar bastante.

Seu personagem é músico. Qual a sua relação com música?

Eu tenho uma noção bem rasa, vamos dizer assim, de percussão. Gosto muito de música, tenho um estúdio na minha casa, já toco há muitos anos. Toco um pouco de gaita, de bateria, de percussão, violão. Tenho certa noção musical, nada demais. Fiz aulas de zabumba, do zero já não estou. Estou levando fé e feliz com o personagem.

Bastidores de Cordel Encantado: Nathalia Dill espera aprender com Doralice!



A personagem de Nathalia Dill vai chegar a Brogodó logo no início da trama de Cordel Encantado para atrapalhar o romance dos protagonistas Jesuíno (Cauã Reymond) e Açucena (Bianca Bin). Filha do prefeito Patácio Peixoto (Marcos Caruso) e de Dona Ternurinha (Zezé Polessa), Doralice será uma jovem corajosa e determinada, formada em Direito na capital.
Ao voltar para o interior, ela vai se apaixonar pelo sertanejo à primeira vista, despertando os ciúmes da noiva do rapaz. "Ela disputa o amor de Jesuíno com Açucena, mas não faz maldades. É uma mulher segura, decidida e ética, não é uma vilã", ressalta a atriz.
Doralice é o oposto do que sua mãe projetou para ela, sempre preferiu subir em árvores a brincar de boneca e sonha em ser independente. A advogada não levará desaforos para casa, e vai encarar de frente as provocações do almofadinha Timóteo Cabral (Bruno Gagliasso), filho do Coronel Januário (Reginaldo Faria). "É uma personagem riquíssima, com mil reviravoltas lá para frente. A cada hora ela vai tirar uma novidade da cartola", conta Nathalia, que espera aprender lições com sua personagem: "Ela tem um lado certeiro e maduro, que é uma coisa que eu busco ter na minha vida. Essa firmeza e essa decisão são qualidades que eu admiro muito. Não sei se tenho toda essa decisão, talvez seja um aprendizado que terei com Doralice".

Bastidores de Cordel Encantado: Alinne Moraes: 'Fazer uma rainha é o sonho de qualquer mulher'!



A atriz Alinne Moraes diz estar realizando o desejo de toda mulher com sua participação especial em Cordel Encantado: interpretar uma rainha. Ela será Cristina, esposa de Rei Augusto e mãe da princesa Aurora. Sua passagem será rápida, somente no primeiro capítulo, porém importante para o desenrolar da trama. Alinne explica que o peso de seu papel vem do caráter de sua personagem. “Ela vem com a força de uma mulher plebeia que é escolhida pelo rei e se casa por amor. É uma rainha por natureza, pela força, pela generosidade. Tem coisas que a traduzem como uma rainha e ela vai passar isso naturalmente”.
Para entender melhor o universo de uma rainha, a atriz recorreu a filmes de época e disse que está muito feliz com o convite para o papel. “Fazer uma rainha é o sonho de qualquer mulher. Geralmente a gente faz uma rainha no teatro, mas agora na TV é delicioso participar de um projeto tão especial”.
Alinne gravou durante três dias na França e, para ela, a viagem serviu além de tudo como uma forma de unir ainda mais a equipe de Cordel. “Teve um ar cinematográfico que eu gosto bastante. Foi bom ter começado lá, foi ótimo. É bom para a equipe se juntar e se conhecer”.

Cordel Encantado: Rainha Cristina morre nos braços do Rei do Cangaço!



Vítima de uma armadilha de Úrsula (Débora Bloch) e do mordomo Nicolau (Luiz Fernando Guimarães), Rainha Cristina (Alinne Moraes) cai de um despenhadeiro após a carroça em que foi raptada perder o controle.
Ao lado dos destroços do veículo e dos cavalos mortos, Capitão Herculano (Domingos Montagner) avista Cristina gravemente ferida. Ele se aproxima da rainha, e demonstra um gesto de solidariedade ao tentar ajudá-la. Cristina faz seu último pedido ao Rei do Cangaço: “Minha filha, a princesa, está viva. O rei precisa saber disso, prometa que vai dizer a ele”.
Ela chora e morre nos braços do cangaceiro. Com pena, Herculano delicadamente pega a corrente com a medalhinha de Santa Eudóxia do pescoço da rainha, tira o chapéu, se benze e reza em nome da falecida.

Cordel Encantado: Jesuíno pede Açucena em casamento!



Encorajado por seus amigos, Jesuíno (Cauã Reymond) vai à casa de Açucena (Bianca Bin) pedir a mão da moça em casamento para Euzébio (Enrique Diaz). De primeira, o pai da jovem não aceita bem o pedido: “Mas é coragem de mamar em Onça! Como é que um pé rapado como tu tem a ousadia de entrar em minha casa para pedir a mão de minha filha em casamento?”.
Apaixonado, o casal suplica pela autorização do sertanejo, que resolve ceder. “Tá certo! Que Deus abençõe vocês dois, mas tu trate de fazer minha filha a mulher mais feliz desse sertão, seu cabra! Senão...”, diz Euzébio, em tom de ameaça. Açucena e Jesuíno ficam radiantes com o noivado, e comemoram a benção da família no quintal da casa, ao som do forró de Quiquiqui (Marcelo Novaes), Farid (Mouhamed Harfouch) e Setembrino (Glicério Rosário).
A festa é interrompida com a visita indesejada de Timóteo Cabral (Bruno Gagliasso), que chega aplaudindo o beijo apaixonado do casal. “Só vim dar os parabéns pelo noivado e dançar com a noiva. Não faça essa desfeita com teu patrão, Açucena”, diz o filho de Coronel Januário (Reginaldo Faria), em tom sarcástico. Com raiva e apoio de todos presentes, Jesuíno parte para cima do rapaz, que vai embora debochando da felicidade dos noivos.

Cordel Encantado: Ameaçado por agiota, Timóteo foge sem roupa e decide voltar para Brogodó!



O jovem Timóteo Cabral (Bruno Gagliasso) deixou o interior para estudar no Rio de Janeiro às custas do pai, Coronel Januário (Reginaldo Faria), que vive em Brogodó. Mas enquanto o fazendeiro está entre a vida e a morte no sertão, seu filho gasta todo o dinheiro que recebe com mulheres e boemia, sem nunca ter se formado.
As mordomias de Timóteo terminam quando ele começa a ser cobrado por um agiota, que interrompe o sono do rapaz ao lado de uma de suas mulheres e ameaça acabar com sua vida. Desesperado, o almofadinha só tem tempo de pegar o chapéu e sair pela janela. Correndo nu pelas ruas do Rio, e cobrindo apenas suas partes íntimas, o filho de Januário consegue se esconder atrás de um poste e despistar o cobrador. "Timóteo Cabral! Desgraçado! E vou virar o Rio de Janeiro de ponta cabeça até te encontrar! Infeliz!", diz o agiota.
Ao voltar para casa, Timóteo pega dinheiro emprestado com a mulher e decide que irá para Brogodó para resolver seu problema financeiro. “Se ficar, sou um homem morto. Tenho que voltar para Brogodó. Mas assim que conseguir com meu pai o dinheiro do agiota, eu volto. Prometo! Brogodó, aqui vou eu!”.

Cordel Encantado: Cangaceiro Herculano deixa seu filho com fazendeiro!



Herculano (Domingos Montagner) é o maior cangaceiro da região de Brogodó. Como tem muitos inimigos, O Rei do Cangaço se preocupa com a vida de seu primogêntico de apenas dois anos.
Pensando na segurança de Jesuíno, Herculano resolve levá-lo para a fazenda do Coronel Januário (Reginaldo Faria), a quem pede para criá-lo como seu próprio filho.“Coronel sabe o risco que correm os meus. Em gratidão, eu lhe ofereço proteção”, explica o cangaceiro.
O fazendeiro aceita o acordo, porém, Herculano afirma que irá voltar para buscar Jesuíno. “Até Jesuíno ter barba na cara, ele é de sua conta. Dispois, eu volto e levo ele pro cangaço!”.
Benvinda (Claudia Ohana), mulher do cangaceiro não aceita se separar do filho e abandona seu marido para ficar na fazenda também.

Cordel Encantado: Rei Augusto decide ir ao Brasil atrás do tesouro de Seráfia!



Zenóbio (Guilherme Fontes), botânico e amigo de Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia), interrompe o jantar da realeza trazendo o mapa de onde estaria o tesouro desaparecido do reino de Seráfia: “O tesouro foi enterrado em pleno sertão brasileiro! Uma enorme quantia em ouro e diamantes!”, comemora o botânico.
Sem pestanejar, Duque Petrus (Felipe Camargo) sugere que seu irmão vá imediatamente ao Brasil atrás do tesouro. Zenóbio acha que o rei deve mandar uma expedição às terras brasileiras, mas Augusto decide ir junto: “Com os reinos de Seráfia em trégua, eu quero ir também!”.
Rainha Cristina (Alinne Moraes) se antecipa e anuncia que irá acompanhar o marido e levará a Princesa Aurora com eles. Essa viagem promete grandes emoções...

Cordel Encantado: Rei Augusto vence guerra contra Seráfia do Sul e expulsa os soldados!



Seráfia vive uma guerra interminável após ser dividida entre os reinos de Norte e Sul. Mas a última batalha terá grande importância para o início de uma nova era.
O exército de Rei Teobaldo (Thiago Lacerda), da Seráfia do Sul, resolve atacar as muralhas do castelo de Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia), da Seráfia do Norte.
General Baldini (Emílio de Melo) avisa ao Rei Augusto sobre o ataque e pede para sua majestade se apressar pois seu irmão, o Duque Petrus (Felipe Camargo), não aguentará muito tempo sem seu comando.
Rainha Cristina (Alinne Moraes) se despede de seu marido com um beijo e assim que ele sai, começa a sentir contrações. Em meio a guerra, nasce a princesa Aurora.
Depois de muita luta, o exército de Seráfia do Norte consegue expulsar os soldados de Rei Teobaldo de suas terras e Petrus comemora a vitória de seu irmão: "Vencemos, Augusto! Vencemos!"
“A morte de tantos homens não pode ser chamada de vitória, Petrus. Que eles nos perdoem, se for possível”, responde o rei.

Cordel Encantado: Rainha Cristina cai em emboscada de Nicolau, mas consegue salvar a sua filha!



Depois de muita escavação, Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia), General Baldini (Emílio de Mello), Zenóbio (Guilherme Fontes), Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) e seus soldados finalmente encontram o tesouro de Seráfia. “Você estava certo, meu bom Zenóbio! O tesouro existe!”, vibra o rei. Eles comemoram e levam a notícia para Rainha Cristina (Alinne Moraes) quando são surpreendidos pelo bando de Herculano (Domingos Montagner).
Os cangaceiros chegam com tudo e travam uma batalha com Augusto e seu grupo. Mas o que o rei não sabe é que tudo foi armado por Úrsula (Débora Bloch), que vibra com a desgraça da realeza de Seráfia do Norte.
Seguindo o plano de dar fim à vida da rainha e da princesa, Nicolau percebe o desespero de Cristina e se oferece para levá-la para longe em uma carroça. A rainha diz que não vai abandonar seu marido, então Úrsula se aproxima e manda seu amante amarrá-la. "Eu estava noiva de Augusto e você se interpôs em meu caminho. Roubou-me o lugar de rainha. Mas agora minha filha vai se casar com Felipe. E será a rainha de Seráfia!", afirma Úrsula abandonando a máscara de boazinha.
Rainha Cristina fica pasma ao perceber o que está acontecendo e tenta se soltar, mas Nicolau a amordaça e a joga dentro da carroça. Ele dirige para longe dali e acaba atolando em um areal. Neste momento, a rainha consegue se soltar e fugir sem que o mordomo perceba. Na fuga, ela encontra uma casinha simples e bate na porta desesperada. Chorando, implora para que o casal de sertanejos tome conta de sua filha.
“Fiquem com a minha menina! Ou ela será morta!”. Rapidamente, Cristina beija a menina, a entrega para Virtuosa (Ana Cecília Costa) e Euzébio (Enrique Diaz) e sai correndo aos prantos.
Em seguida, Nicolau a avista e a coloca novamente em cima da carroça, à força. Ela avança para cima do amante da duquesa e, na luta, a carroça se desgoverna e se aproxima de um desfiladeiro. Assustado, o vilão salta, mas Cristina não consegue. A carroça mergulha no despenhadeiro com ela.

Cordel Encantado: Úrsula prende o marido em uma máscara de ferro!



Úrsula (Débora Bloch), ex-noiva de Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia), nunca se conformou em ser trocada por Rainha Cristina (Alinne Moraes), uma plebeia. E como não conseguiu assumir o trono de Seráfia, não vai medir esforços para fazer sua filha se tornar rainha. Mas para isso, a duquesa precisa se livrar de Aurora pois Carlota seria a próxima da fila para se casar com o príncipe Felipe (Jayme Matarazzo).
Depois que o rei decide ir em busca de um tesouro no Brasil, a duquesa conversa com Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) para bolar um plano de matar Rainha Cristina e princesa Aurora durante a viagem.
Mas Úrsula percebe que seu marido ouviu toda conversa. “Víbora, dissimulada! Por isso você quer ir para o Brasil”, grita Petrus (Felipe Camargo). Chocada e com medo de que duque acabe com seu plano, ela tem uma ideia mirabolante: prender o marido em uma torre. Perversa, Úrsula também resolve aprisioná-lo em uma máscara de ferro. “Eu poderia matá-lo. Mas achei mais cruel a ideia de alguém passar o resto da vida atrás de uma máscara, sabendo que sua alegre viúva vive ao lado de seu amante”, afirma.
Petrus fica desesperado quando se olha no espelho com a máscara de ferro no rosto. E esse é só o começo de grande maldades dessa vilã...

Cordel Encantado: Antes de morrer, Rei Teobaldo assina acordo de paz entre Norte e Sul!



Ao se darem por vencidos na guerra contra a Seráfia do Norte, soldados do Sul tentam abandonar a batalha. Porém, Rei Teobaldo (Thiago Lacerda) tenta incentivá-lo a seguir em frente: “Vamos lutar até o último homem! Venham!”.
Eles não dão ouvidos ao soberano e para acabar de vez com a guerra, um dos soldados do próprio exército de Teobaldo atira no rei, que cai da ponte em que estavam. Todos olham impressionados para o corpo boiando na água e o responsável conclui: “Se o rei quer tanto ir para a morte, que vá sozinho!”
Ao ficar sabendo que Rei Teobaldo está à beira da morte, Rainha Cristina (Alinne Moraes), da Seráfia do Norte, propõe um acordo para reunificar os dois reinos: “Assim que nossa filha, a Princesa Aurora completar a maioridade, se casará com o primogênito de Teobaldo e Helena: o Príncipe Felipe. E Seráfia será uma só outra vez!”.
Diante do leito de Rei Teobaldo, o acordo de paz é selado. Todos saem do quarto e, antes de morrer, ele dá um recado a seu filho: "Felipe... olha bem... os frutos da discórdia. O poder é uma ilusão meu filho. Perdoem a minha insensatez..." Rainha Helena (Mariana Lima) chora sobre o corpo de seu marido.

Cordel Encantado: Casamento de Príncipe Felipe e Carlota é cancelado e noiva desmaia!



Todos estão a postos para o casamento que irá reunificar Seráfia do Norte e Seráfia do Sul: a união entre Príncipe Felipe (Jayme Matarazzo) e Lady Carlota (Luana Martau). A noiva caminha até o altar, acompanhada de Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia), quando Zenóbio (Guilherme Fontes) entra na igreja e grita: "Parem! Este casamento não pode continuar!".
Todos se viram espantados para o botânico e a noiva desmaia. O rei questiona a interrupção de Zenóbio, que explica: "A princesa Aurora está viva! Morando no Brasil!". Surpreso, Augusto ordena que todos os presentes voltem para sua casa. Com a notícia, o casamento é cancelado, para tristeza da mãe da noiva, a Duquesa Úrsula (Débora Bloch), e alívio de Príncipe Felipe.

Cordel Encantado: Nicolau mente para Úrsula e diz que princesa está morta!



Com medo da reação Úrsula (Débora Bloch) ao saber que Rainha Cristina (Alinne Moraes) conseguiu salvar a Princesa Aurora, Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) resolve mentir para a amante e garante que a criança não sobreviveu.
Severa, a duquesa questiona o mordomo: "Nicolau, você tem mesmo certeza de que a rainha e a princesinha estão mortas, não tem?". Ele fica tenso e chega a gaguejar em sua resposta: "É... cla... cla..claro que sim".
Nicolau ainda inventa que o tesouro, que estava na carroça junto de Rainha Cristina na queda, foi roubado por cangaceiros.

Cordel Encantado: Úrsula e Nicolau são capturados pelo bando de Herculano!



Úrsula (Débora Bloch) e Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) tentavam se manter longe do calor do sertão quando, de repente, o mordomo se assusta com um vulto. Os amantes se dão conta de que estão cercados por um bando de cangaceiros.
Eles são presos, amarrados um no outro e ficam de cara com o Rei do Cangaço, Herculano (Domingos Montagner), que questiona a vinda da família real de Seráfia do Norte ao Brasil.
Úrsula acaba revelando o motivo da viagem e ainda faz um acordo com o cangaceiro: “O meu rei está procurando um tesouro! Se o senhor poupar nossas vidas, eu aviso quando ele o encontrar!”. Será que Herculano vai aceitar a proposta de Úrsula? Fique ligado em Cordel Encantado.

Bastidores de Insensato Coração: Jonatas Faro conta como 'secou' para viver o Rafa de Insensato Coração!



O ator Jonatas Faro está fazendo o maior sucesso na pele de Rafa Cortez, um garoto nascido em berço de ouro, bom caráter, que gosta de curtir a vida. Naturalmente, o físico de Jonatas também chamou a atenção. Corpo saradíssimo, com direito à cobiçada barriga "tanquinho", Jonatas tem feito bonito nas cenas em que aparece sem camisa, praticando o esporte preferido de Rafa, o wakeboard.
A construção dessa boa forma foi um processo consciente de Jonatas para viver um jovem de 18 anos - na vida real ele tem 23. "Foi tudo pensado. Procurei uma nutricionista e falei que queria secar. Achei que iria 'imprimir' (aparecer) mais jovem no vídeo. O personagem tem 18 anos, adora esporte, está sempre fazendo wake (wakeboard), andando de bike. É um playboy, mas um garoto normal, saudável. Cheguei a ficar bem seco, mas já engordei um pouco, acho que fiquei no ponto para o personagem."
Ele adianta que virão outras mudanças físicas, para acompanhar os acontecimentos na vida de Rafa em Insensato Coração. "Fiz isso até para ter essa quebra que o personagem vai viver. Na sinopse mesmo está que ele começa a novela vivendo em uma gaiola dourada, mas que depois vai passar por vários baques. Ele acha que a vida é só ir para a praia, faculdade, fazer wake. Mas os valores dele vão mudar, ele vai entender o que é a vida."
A preocupação com a saúde faz parte da vida de Jonatas desde pequeno. Ele sempre foi magro, apesar de gostar de comer bastante. "Corro desde os 14 anos. Cuido da alimentação desde os 15 anos. Lógico que antes eu comia fast food, mas essa consciência de cuidar da alimentação vem com o tempo. Sempre gostei de comer arroz integral, salada, frango. Minha mãe sempre cuidou muito da alimentação, meu pai nada, corre. Aprendi com eles."
Para chegar ao corpo de hoje, Jonatas apenas reduziu a quantidade de comida a cada refeição. "Esse negócio de passar fome para emagrecer não é verdade. O segredo é não ficar muito tempo sem comer, não ficar muito tempo de estômago vazio."
As exceções na alimentação ficam para as ocasiões especiais. "Minha comida preferida é uma boa pizza. Quando saio com a família ou os amigos para jantar, como pizza mesmo, até pizza doce. Também gosto de comida japonesa. Mas no dia a dia, evito comer doce, fritura."
A rotina do ator para manter os músculos de Rafa inclui bastante exercício. Jonatas conta que tem o acompanhamento de um personal trainer e que também adora esportes: além de correr e nadar, curte andar de skate. Ele também é apaixonado por esportes radicais e pretende levar o wakeboard para a sua vida. "Sou formado em mergulho, estou quase virando paraquedista, só faltam três saltos. Não gosto muito de malhar, acho chato. Gosto de esporte, corrida mesmo é o que eu mais gosto, para o corpo e para a mente", conta.
Integrando o elenco de Insensato Coração, outra atriz chamou muito a atenção pela transformação física para encarnar um personagem: Cristiana Oliveira, na pele da detenta barra-pesada Araci. Perguntado se toparia engordar por um personagem, Jonatas não hesitou:
"Não vejo a hora de fazer isso! O barato do ator é isso! Bancaria uma transformação assim. Tenho facilidade para engordar e emagrecer. Me bota para comer pizza uma semana para ver se eu não fico barrigudo! Ser ator é poder ser outras coisas, um motoqueiro, um playboy. Você engordar, emagrecer, enfeiar, ficar mais bonito, brincar de ser outras pessoas."

Insensato Coração: Pedro decide se tratar antes de ficar com Marina: 'Quero merecer, estar à altura dela!'



Pedro (Eriberto Leão) está radiante desde que reencontrou Marina (Paola Oliveira), após tanto tempo. Os dois se emocionaram e tiveram uma agradável conversa. Marina chegou a marcar um encontro com o ex-piloto.
Animado, Pedro recebe ajuda de Nando (Pedro Garcia Netto) para chegar na hora certa ao local, mas desiste de se encontrar com Marina e volta para casa. Nando insiste, mas o ex-piloto está determinado: não quer mais ver Marina. Nando não se conforma e discute com o primo:
"Dá a ela a chance de escolher o que quer! Você decidiu por ela! Isso lá é amor? É falta de respeito! Conversa direito quando ela telefonar!"
Mas Pedro tem outros planos e conta porque desistiu de Marina, após o tão sonhado reencontro:
"Eu desliguei o celular! Ela não tem como me encontrar! O problema é eu ter desistido de mim mesmo! Eu não me tratei como devia. O lance não é ser cadeirante. O que eu não posso suportar é o meu desprezo por mim mesmo porque eu não tive força de vontade para ir à luta. A Marina não merece um cara fraco como eu tenho sido! Quero merecer, estar à altura dela! Vou lutar com todas as minhas forças! Quero que ela tenha orgulho de mim!"

Insensato Coração: Pedro desiste do encontro com Marina por vergonha de não ter voltado a andar!



Após um inesperado reencontro em Porto Alegre, Marina (Paola Oliveira) convida Pedro (Eriberto Leão) para um coquetel à noite. O evento é o que levou a designer à capital gaúcha e ao encontro com o seu grande amor.
Na noite do coquetel, Marina está radiante. Ela cumprimenta os presentes e conversa com os convidados enquanto aguarda a chegada de Pedro. O que ela não sabe é que o ex-piloto ainda depende da cadeira de rodas e está ao lado de Nando (Pedro Garcia Netto), observando-a do lado de fora:
“Olha ela lá, Nando. Linda, à vontade no mundo dela”, ele comenta com o primo, que o acompanha. Pedro hesita e acaba decidindo não entrar na festa. Ele não se esforçou na fisioterapia, foi desleixado em seu tratamento e se sente envergonhado por isso.
Nando tenta convencê-lo a mudar de ideia, mas não tem sucesso. “Me leva para casa, Nando ou eu monto nessa cadeira e vou sozinho”, ele pede.
Marina, do lado de dentro, telefona para Bibi (Maria Clara Gueiros) e conta sobre o último encontro com seu amado. Animada, ela continua esperando a chegada de Pedro, mas ele não aparece.

Insensato Coração: André leva Carol à Barão da Gamboa mas vai atrás de outra mulher!



Carol (Camila Pitanga) resolve ir com André (Lázaro Ramos) a um show na Barão da Gamboa. Grávida de nove meses, prestes a dar à luz Antônio, a executiva aceita sair no papel de "amiga" do designer e pai do bebê. Quando chegam à boate, eles encontram Roni (Leonardo Miggiorin) e Nelson (Edson Fieschi). Nem bem começam a bater papo, André avista uma gata passando e vai atrás. A bela é Vera (Amanda Richter).
Ao ser abordada por André, Vera reage indignada: "É muita cara de pau! Eu te vi chegando. Você está aqui com sua mulher grávida, e vem com essa de.."
Mas André logo se explica: "Peraí, ela pode estar grávida, mas não é minha mulher. Ela é só minha amiga, só vim acompanhá-la ao show, mas não temos nada."
"Até já vi amizade entre homem e mulher, mas nunca vi um cara se dar ao trabalho de fazer companhia para uma amiga grávida!", responde mais simpática. Os dois engrenam uma conversa mais amistosa.
Sem que os dois percebam, Nelson os vê e estranha aquela cena, afinal, Carol chegou acompanhada de André.

Bastidores de Morde & Assopra: Diferente de Guilherme, Klebber Toledo nunca ficou com duas ao mesmo tempo!



Atrás do belo par de olhos azuis e da carinha de anjo, Guilherme esconde um caráter falho, a ganância para subir na vida a qualquer custo e viver de aparência. Dando vida a um falso médico que engana a pobre mãe para explorá-la, Klebber Toledo revela estar surpreso com as facetas de seu personagem em Morde & Assopra.
“O Guilherme é uma caixa de surpresas. O Walcyr a cada segundo que passa, a cada texto, a cada cena, parece que consegue me surpreender ainda mais. Quando penso que o Guilherme tem uma cara, duas, três, quatro, começo a ver que já nem sei mais quantas caras ele realmente tem”, revela se divertindo com a riqueza do personagem.
Além de dar a volta em Dulce (Cassia Kis Magro), uma mãe dedicada que deixa de almoçar para economizar alguns trocados para investir nos seus estudos, o picareta ainda namora duas meninas completamente distintas ao mesmo tempo. Márcia (Aline Peixoto) é trabalhadora, bondosa e doce, enquanto Alice (Marina Ruy Barbosa) é um furacão, patricinha e mimada pelos pais.
Bem diferente de Guilherme, Klebber revela que nunca teve dois relacionamentos ao mesmo tempo. Veja ao lado um vídeo exclusivo em que o ator conta como está sendo dar vida ao charlatão e suas tramóias.
 
Modificado por Louco's por TM'J