terça-feira, 17 de maio de 2011

Bastidores de Insensato Coração: Marcelo Valle e Bruna Linzmeyer comentam a relação de pai e filha na ficção!



Leila e Júlio, personagens de Bruna Linzmeyer e Marcelo Valle em Insensato Coração, protagonizaram cenas fortes nos últimos capítulos, que tornaram insustentável a convivência pacífica entre pai e filha. Ao descobrir que a jovem foi para a cama com André (Lázaro Ramos), pegador de carteirinha e seu desafeto, Júlio deu um soco no designer, carregou a filha pelo braço e, em casa, deu-lhe uma lição de moral. Incomodada por ser comparada a uma ‘vagabunda’ (nas palavras de Júlio), Leila deu um tapa no pai e acabou expulsa de casa.
Bruna Linzmeyer defende a postura da personagem, uma jovem que está descobrindo os prazeres da vida adulta: “Ela sofre por causa do falso moralismo da família. A Leila realmente não se importa com o que falam dela. Ela só se importa com as coisas que ela quer viver e sentir", diz a atriz. Bruna acredita, ainda, que existe um forte machismo por trás da reação agressiva de Júlio ao comportamento da filha com os homens: "É só parar para pensar: se a Leila fosse homem e pegasse as mulheres do escritório do pai, será que haveria essa polêmica?", argumenta.
Marcelo Valle classifica a relação de Júlio com Leila como atrasada: "Acho que o Júlio agride muito a filha e, hoje em dia, isso é inadmissível. É uma forma errada de conduzir a relação. O Júlio está perdendo a filha com essa intolerância e falta de diálogo. Mas acho que ele ainda vai conseguir entender isso e reverter a situação."

Bastidores de Insensato Coração: Ex-BBB Maurício grava cena com Deborah Secco e Leonardo Miggiorin!



Nesta segunda-feira, 16 de maio, o ex-BBB Maurício gravou participação em Insensato Coração. Na cena, como ele mesmo, Mau Mau vai posar para uma foto ao lado de Natalie, personagem de Deborah Secco e quem vai promover o encontro será Roni, vivido por Leonardo Miggiorin.

Bastidores de Insensato Coração: Jonatas Faro, Giovanna Lancellotti e Polliana Aleixo posam juntos nos bastidores!



Os atores Vitor Novello (Serginho), Giovanna Lancellotti (Cecília), Jonatas Faro (Rafa), Thiago de Los Reyes (Quim) e Polliana Aleixo (Olívia) posaram juntos para o site, em clima de descontração, durante um breve intervalo das gravações da novela. Eles participavam de cenas de Insensato Coração em uma linda casa na Joatinga, Rio de Janeiro, com vista para a praia de São Conrado. Nas cenas, que vão ao ar neste sábado, 14 de maio, Rafa e Cecília dão força para que Olívia e Serginho se conheçam melhor.

Insensato Coração: Raul se desculpa por ter beijado Carol!



Depois de uma longa noite de trabalho, com direito a um beijo apaixonado, Carol (Camila Pitanga) e Raul (Antônio Fagundes) finalmente terminam seu projeto. Quando a executiva já está de saída, Raul a chama e, um pouco tímido, tenta se justificar: "Carolina... Eu preciso me desculpar pelo que aconteceu mais cedo. Não me lembro de ter tido um dia na minha vida profissional em que eu tenha me descontrolado tanto. Primeiro aquela reação minha totalmente injustificada, depois... o beijo."
O empresário confessa ter perdido a cabeça e que tudo não passou de uma mistura de cansaço, euforia e alívio. Ele promete que isso jamais irá se repetir.
"Acho que o melhor é não falar mais sobre isso. A gente estava sob muita pressão. A sorte é que não tinha mais ninguém. Quer dizer, se nós dois esquecermos, isso nunca aconteceu", argumenta Carol, que ao tocar no assunto, também fica sem jeito.

Insensato Coração: Natalie pede ajuda a Roni para parecer uma mulher fina no jantar de Cortez!



Natalie (Deborah Secco) foi convidada para jantar na casa de Horácio Cortez (Herson Capri). Na ocasião, a loira será apresentada aos filhos do banqueiro. Para não causar má impressão em Rafa (Jonatas Faro) e Paula (Tainá Müller), ela ganhou um vestido comportado do namorado.
Com medo de fazer feio no evento, a musa pede a ajuda de seu empresário e amigo, Roni (Leonardo Miggiorin). Sua principal preocupação é com Paula. “A mulher é meio venenosa, hein! Capaz de armar uma para te derrubar”, avisa Roni, que manda Natalie esperar alguém começar a comer para imitar. “Isso eu tiro de letra, Roni. Preciso de ajuda é para a produção. O motorista deve estar chegando e eu ainda estou assim. E eu tenho que estar o bafo!”, diz Natalie.
“O vestido é chiquérrimo. Sua alma bagaceira vai ficar meio perdidinha aí dentro”, adverte Roni ao ver o presente de Cortez. Natalie diz que quer parecer fina. “Milagre eu não sei operar”, diz o amigo, sincero. “Sua sorte é que eu sempre amei brincar de boneca!“, completa ele, animado, deixando a musa aliviada.

Insensato Coração: Norma arma para se aproximar de Natalie e conseguir informações sobre Léo!



Norma (Gloria Pires) sabe que Natalie (Deborah Secco) tem alguma relação com Léo (Gabriel Braga Nunes), já que ela viu a musa do "Volúpia na Montanha" ao lado do mau-caráter em uma foto de revista. Para se aproximar da loira, a técnica de enfermagem vai até a academia que ele frequenta, mas não consegue manter um papo com a musa.
Sem conseguir o que queria, Norma sai de lá reflexiva e é quase atropelada por uma bicicleta. Mal se recupera do susto e já tem uma ideia. Norma chama o ciclista que esbarrou nela. "Quero que você faça um serviço para mim. Eu pago!", diz.
Momentos depois, Natalie sai da academia e o mesmo ciclista esbarra nela, derrubando a loira no chão. O ciclista foge, e Norma corre ao encontro de Natalie para socorrê-la. "Não quebrou nada. Só susto mesmo. Mas acho bom botar bolsa de gelo", examina a técnica de enfermagem. As duas vão para a lanchonete da academia e começam a conversar. Era tudo o que Norma queria!
Depois de ouvir Natalie falando sobre sua vida de famosa, Norma aproveita a deixa. "Eu vi sua foto na 'Espelho'. Eles são fogo, nem jantar com namorado em paz pode!", diz ela, jogando verde e se referindo à foto de Natalie ao lado de Léo e Cortez (Herson Capri).
"Você me viu com meu namorado na 'Espelho', é? Gatão, né? Na boa. Quase noivo!", responde a loira. Norma pergunta se seu namorado é Léo. "Não, o Léo trabalha para o meu namorado, no banco dele. Horácio Cortez, Banco Andrade Cortez, banqueiro, te mete!", conta a musa.
Norma aproveita as informações e vai adiante. Ela pergunta se Léo é bancário. "Não sei como chama o trampo do Léo, mas não é tipo caixa, é banco de investimento. Não tem agência, eles trabalham em um escritório, entende? Tudo executivo", conta Natalie.

Insensato Coração: Depois de sair em revista, Eunice volta atrás e libera a roda de samba no Bar do Gabino!



Na última roda de samba do Bar do Gabino, Eunice (Deborah Evelyn) ficou enfurecida com o barulho e saiu de casa decidida a dar um fim à festa. Quando soube que quem cantava era Teresa Cristina, ela fingiu ter voltado atrás e até posou para um fotógrafo ao lado da cantora. Pouco depois, a perua tanto fez que conseguiu acabar com as rodas de samba do bar, ameaçando denunciar Gabino à prefetura. Mas, agora que sua foto com Teresa Cristina foi publicada na revista 'Espelho', as coisas mudaram de figura.
Roni (Leonardo Miggiorin), promoter do Bar do Gabino, chega ao Horto comemorando a repercussão da roda de samba. Ele mostra a revista a Natalie (Deborah Secco), que fica espantada com a foto de Eunice. “Que ultraje é esse? Palhaçada!”, diz a loira. “Alguém quer me explicar por que é que essa madame ganhou destaque?”
Douglas (Ricardo Tozzi), Gabino (Guilherme Piva) e Fabíola (Roberta Rodrigues), também indignados, comentam a foto da perua. “A roda de samba acabou justamente por causa dessa mal-amada!”, xinga o irmão de Natalie. “Deixa comigo, que eu vou tirar um sarro com a cara dela, me aguardem!”, promete a loira.
Na mesma hora, Eunice chega ao Horto. Natalie a aborda. “Está competindo comigo agora, é? Satisfeita?”, pergunta. A mulher de Júlio (Marcelo Valle) não deixa por menos. “Imagina, nem se estivéssemos no mesmo nível!”, alfineta. “Quem gosta de aparecer é você! Eu estou muito desconfortável, pessoas de classe não gostam de serem expostas!”, mente Eunice.
Em seguida, a perua vai ao bar para conversar com Gabino. “Reconsiderei a minha posição. Pensei bastante, ouvi pessoas que conhecem o Rio de Janeiro, elas me fizeram entender que os cariocas dão muito valor a essas manifestações, vamos dizer, pitorescas da cultura popular”, diz a perua, que em seguida faz uma série de exigências para que as rodas de samba voltem a animar o Bar do Gabino.

Insensato Coração: Marina pede um tempo a Pedro depois de descobrir que Irene está grávida dele!



Irene (Fernanda Paes Leme) apareceu novamente para estragar o romance entre Marina (Paola Oliveira) e Pedro (Eriberto Leão). Dessa vez, a prima diz estar grávida do ex-piloto. Quando a designer fica sabendo da notícia, pela própria Irene, ela chama Pedro para uma conversa.
Marina pergunta a Pedro se ele já dormiu com Irene. Ele responde que aconteceu uma única vez, quando ele ainda morava em Porto Alegre. “Nós estávamos afastados. Eu te vi com o Henrique, achei que tinha perdido você para sempre”, justifica. “Não entendo por que você nunca me contou isso”, reage a designer.
“A Irene pode ser louca, mas não é burra. Ela sabe que existe uma coisa chamada teste de DNA!”, diz Marina a Pedro. “Ela não age com lógica! Nem deve ter pensado em DNA! Ela quer perturbar a nossa vida! Vai ver nem grávida ela está! Pode ser gravidez psicológica”, reage o ex-piloto.
Marina lembra a conversa que teve com Irene. “Ela me disse que você bebeu e foi para a cama com ela. Será que, sei lá, você bebeu muito e apagou isso da memória?”, questiona. Pedro garante que só ficou bêbado e dormiu sozinho na noite em que bebeu caipirinhas com a prima.
O clima entre os dois pesa. Marina cobra a Pedro mais confiança. “A Irene é destrutiva, quer separar a gente, perturbar você. E está conseguindo”, diz o ex-piloto, tentando apaziguar a situação. “Preciso de um tempo para pensar em tudo isso”, rebate Marina. “Te dou todo o tempo do mundo. Eu confio em nós, no nosso amor. Já passamos por provas difíceis. Essa doida não vai conseguir nos separar”, Pedro afirma.

Insensato Coração: Irene deixa Marina arrasada ao contar que está grávida de Pedro!



Marina (Paola Oliveira) trabalha em seu escritório quando Renata (Naruna Costa) entra dizendo à chefe que uma visita a espera. “Disse que é assunto pessoal. Que você sabe quem é. O nome é Irene”, avisa a secretária. A designer reage de forma impaciente e manda que a prima de Pedro (Eriberto Leão) entre.
“Desculpa interromper o seu trabalho, mas é que eu tenho uma coisa muito importante para te dizer”, avisa Irene (Fernanda Paes Leme) ao entrar na sala de Marina. “Eu estou esperando um filho do Pedro”, dispara.
“E você espera que eu acredite nisso? Baseada em quê? Na sua fama de mentirosa? Na sua obsessão em conquistar o Pedro?”, reage Marina.
Irene insiste, e Marina diz que só acreditaria se a notícia saísse da boca de Pedro. “Ele não vai ter coragem de assumir que bebeu e transou comigo quando você estava viajando naquele navio”, provoca a prima, deixando a designer sem palavras. “Marina, só você pode convencer o Pedro a assumir a paternidade dessa criança”, insiste Irene.
Marina volta a dizer que não acredita nela. “Sem a sua ajuda, as coisas vão ficar ainda mais difíceis para o Pedro. Lamento muito”, diz Irene antes de deixar a sala da designer.

Insensato Coração: No Rio de Janeiro, Norma resolve ir atrás de Léo no banco de Cortez!



Norma (Glória Pires) e Jandira (Cristina Galvão) chegaram ao Rio de Janeiro e se instalaram em um hotel barato, na Lapa. A ex-técnica de enfermagem está há poucos dias na cidade e já planeja como vai poder se aproximar de Léo (Gabriel Braga Nunes).
Norma já descobriu que Léo trabalha com Cortez (Herson Capri), no Banco Andrade & Cortez. Decidida a descobrir tudo sobre a vida de seu maior inimigo, ela se dispõe a ir até a frente do banco para vigiar o vilão. Jandira pergunta se ela pretende se encontrar com ele.
“Não posso. Vou ficar escondida perto da entrada, esperando ele sair. Não arredo pé de lá enquanto não vir a cara dele. Depois sigo ele, fico sabendo onde mora, a que horas almoça, janta, enfim, a rotina do dia dele”, diz Norma, revelando seu plano.
Jandira oferece companhia, mas ela não aceita. “Acho melhor ir sozinha. É mais discreto. Vai dar uma voltinha, faz alguma coisa para se distrair Não conta comigo, não. Eu estou no Rio a trabalho.”

Bastidores de Morde & Assopra: Saiba como ter cachos bem definidos como os de Raquel e Keiko!



Os cabelos cacheados de Raquel (Gabriela Carneiro da Cunha) e Keiko (Luana Tenaka) fazem sucesso em Morde & Assopra. Os cachos soltos, leves e definidos das atrizes são resultado de cuidados simples e importantes que fazem toda a diferença no visual. A supervisora de caracterização da novela, Valéria Toth, conta como cuida dos cabelos das atrizes e dá dicas para deixá-los sempre lindos.
“A personagem Raquel tem o cabelo levemente cacheado. Nós escurecemos os fios da Gabriela e fazemos baby-liss (aparelho que modela as madeixas) para ficar ‘naturalmente arrumado’. Já o de Luana é desse jeito mesmo: bem cacheado. Acredite se quiser! Não fazemos nada”, garante Valéria.
No dia a dia, Gabriela e Luana também têm toques especiais para deixar as madeixas impecáveis. “Sempre que saio do banho, passo leave-in e anti-frizz (cremes para pentear) e amasso bem os cachos. Quando eu me arrumo para sair à noite, seco com secador e difusor. Fazer hidratação toda semana também é importante”, ensina Gabriela Carneiro da Cunha.
Luana Tanaka garante que não existem grandes truques. “Hidrato os cabelos toda semana. Não saio de casa sem usar leave-in e pomada. Amasso bem os cachos quando eles ainda estão úmidos”, conta.
Gostou das dicas? Então faça como elas e esteja preparada para arrasar!

Morde & Assopra: John Lewis demite Júlia da pesquisa do Titanossauro!



O plano de John Lewis (Michel Bercovitch) e Minerva (Elizabeth Savalla) de colocar Júlia (Adriana Esteves) para fora da pesquisa do titanossauro dá certo e a paleontóloga é demitida.
Querendo resolver a história do contrabando de fósseis, Júlia vai cedo para o Instituto dos Dinossauros, na companhia de Cristiano (Paulo Vilhena). Mas Josué (Joaquim Lopes) tenta impedir sua entrada. Sem se deixar intimidar, a loira passa por cima do segurança.
Minerva se espanta com a presença de Júlia no Instituto. Júlia diz que a pesquisa é dela, mesmo que Tiago (André Bankoff) seja o diretor do espaço. “Non ser mias, Júlia. Eu tirar você do pesquisa”, avisa John Lewis. Júlia não acredita.
Júlia tenta se defender, dizendo que ela que começou a pesquisa. “Você está demitida por incompetência”, justifica o inglês, que é diretor do centro que financia as pesquisas. Júlia então resolve revelar o que descobriu sobre John e Virgínia (Bárbara Paz). “Ontem eu descobri que o John e a Virgínia pretendem dar um golpe em todo mundo. Eles são traficantes de fósseis! Querem vender tudo no mercado negro”, afirma. Abismado, Tiago diz que as acusações não fazem sentido.
Venenosa, Virgínia inventa que Júlia está inconformada depois que descobriu que John está apaixonada por ela. Júlia a acusa de ser traidora. “Traidora, eu?! E você, que começou a namorar o Abner quando ainda era noiva do John? Você aqui se esbaldando e o coitadinho lá, na Inglaterra, sem suspeitar de nada”, fala a morena. “Eu sofrer muito”, encena John. Cristiano se mete e defende Júlia. A paleontóloga afirma que os dois já mantinham um caso, antes de chegar a Preciosa.
Minerva interrompe a lavação de roupa suja e diz que o erro de Júlia foi se apaixonar por Abner (Marcos Pasquim). “Agora você quer me prejudircar nesse leilão da fazenda. Esse leilão que é tão importante para mim. E quer escavar tudo sozinha! Quer ficar com as glórias todas pra você”, acusa a primeira-dama. Júlia tenta se defender em vão. “Eu ser sua chefe e você estar demitida”, afirma John, deixando Júlia desolada.

Morde & Assopra: Ameaçada por Oséas e Dora, Lavínia ganha 'aula' para ser uma boa esposa!



Disposta a seguir o conselho do Padre Francisco (Erom Cordeiro), para ser mais paciente com o marido, Lavínia (Nívea Stelmann) tenta dar uma trégua e puxa assunto, contando de coração aberto que foi à igreja. Mas o que era para ser uma conversa tranqüila, se torna mais uma decepção para a morena, ao descobrir que Dora (Sandra Barsotti) foi rápida e já tinha avisado Oséas (Luis Mello).
“A sua irmã me vigia o tempo todo”, lamenta Lavínia. “Não é vigilância, é cuidado. E é pelo seu próprio bem”, ameniza Oséas antes de questionar o que a esposa foi conversar com o padre.
Lavínia conta que foi desabafar sobre o ciúme dele e revela que Francisco a aconselhou a ser mais paciente para ganhar a confiança do banqueiro. “Estou disposta a ser uma boa esposa para você, Oséas”, promete.
Mas ele continua machista e responde de forma fria: “Tire esse batom roxo, parece uma mulher da noite quando usa esse batom. Use uma cor mais suave. Essa sombra também é muito pesada”, ordena.
Ela tenta rebater as críticas, mas ele é ainda mais grosseiro: “Se dê ao respeito! Mulheres discretas usam maquiagem que não chame a atenção! Você ainda vai me agradecer, Lavínia. Eu vou te ensinar a ser uma boa esposa para mim”, avisa.
Arrasada, Lavínia chora e pouco depois é interrompida por Dora. Irritada, desabafa: “Você veio me vigiar não foi? Quer saber o que estou fazendo dentro do meu próprio quarto!”, reclama.
A irmã de Oséas se faz de boazinha e pede para ela se acalmar, mas Lavínia continua nervosa e manda ela sair da frente ou atira um suco no rosto dela. Dora então começa a mostrar suas garras e ameaça: “É melhor você não brigar comigo. Se você acha que sua vida não está fácil, saiba que posso torná-la bem pior”, avisa.

Morde & Assopra: Élcio/Elaine promote ajudar Inês a ver Caco após Eliseu proibir o namoro dos dois!



Eliseu (Paulo Goulart) volta para casa com Wilson (Max Fercondini) após ter ido até o Spa Preciosa dizer a Irene (Miriam Lins) e Caco (Keff Oliveira) que ele está proibido de continuar namorando Inês (Bárbara Silvestre). A filha protesta e reforça que o rapaz não tem culpa pela divulgação de um vídeo dos dois na Internet.
Pai e irmão estão mais preocupados com o que têm ouvido por causa do vídeo do que com o que Inês está sentindo. Até Lara (Juliana Schalch) embarca na onda de críticas dos dois. "Estão falando de você pela cidade inteira! Eu acho melhor você não ser vista com ele, para evitar mais comentário", diz.
Inês protesta e diz que ama Caco, mas a família segue sendo contrária ao relacionamento. Quem desaprova toda a situação é Élcio/Elaine (Otaviano Costa), que chama Inês para uma conversa particular. "Eu sei que você não fez nada de errado. Eu vou te ajudar a namorar esse rapaz! Pode contar comigo", afirma.
Élcio/Elaine se sai muito bem ao demonstrar a compreensão feminina, mas quase escorrega quando Inês faz um comentário nada agradável para ele. "Elaine, seria tão bom se você casasse com meu pai", sugere. Com voz de homem, Élcio/Elaine descarta a possibilidade. "Não exagera!", dispara. Ao perceber a mancada, ele se recompõe e volta a afinar a voz. "Não exagera. Não exagera, querida!", completa.

Morde & Assopra: Salomé propõe acordo a Ícaro e coloca Naomi contra Júlia!



Depois de saber que Ícaro (Mateus Solano) está disposto a participar do leilão, na disputa para comprar a fazenda de Abner (Marcos Pasquim), Salomé (Jandira Martini) decide ir à casa do sobrinho, tentar fazer um acordo para redistribuir os bens da família. O cientista não gosta nada da proposta, mas ela acaba envenenando os ouvidos de Naomi (Flávia Alessandra), estimulando o ciúme da loira com Júlia (Adriana Esteves).
Acompanhada de Marcos (Sérgio Marone) e do advogado Shiro (Marcos Miura), a avarenta mal chega à casa do sobrinho e já pede um lanchinho para passar o tempo e tirar a barriga da miséria. Enquanto isso, ela começa a tentar levar o cientista no papo.
“Você sabe que eu fui muito injustiçada no processo de partilha dos bens do seu avô, Ícaro. O seu pai e você pegaram quase tudo. Inclusive esta casa, que me pertence. “Dona Salomé, esta casa é minha. E a senhora questionou a partilha na justiça três vezes e perdeu as três vezes. Eu acho que o prazo já expirou”, argumenta Ícaro.
Salomé, então, chega ao ponto que queria e propõe um acordo: “Você me dá essa casa e uma bela quantia e abro mão do processo”, sugere. Indignado com a cara de pau, Ícaro termina a conversa e vai brincar com Rafael (Henry Fiuka).
Antes de sair, Salomé aproveita um momento com Naomi e a envenena contra Júlia: “Só quero ajudar essa pobre desmemoriada. Agora, por exemplo, ele vai gastar uma fortuna para arrematar a fazenda do Abner no leilão. Eu já soube. Pra que, se não lida com café?”, questiona.
A loira explica que o marido quer ajudar a amiga, Júlia, dando a deixa que Salomé queria para inventar a intriga: “E quanta amizade pela Júlia, não é? Tome cuidado, Naomi. Sabe, você que voltou de um coma tão profundo, da morte pode-se dizer... vai voltar para tomar um prejuízo?”, indaga antes de sair.

Morde & Assopra: Tonica conta para Abner que há diamantes na fazenda!



Esperta como sempre, Tonica (Klara Castanho) acredita em Zariguim e revela ao pai que tem diamantes no solo da fazenda. Abner (Marcos Pasquim) fica desconfiado e pergunta como ela descobriu a informação. Sem poder revelar que esconde o robozinho de Ícaro (Mateus Solano), a pequena caipira não sabe como explicar e ele não leva a sério.
“Pai, eu descobri uma coisa muito boa! Aqui na fazenda tem diamante!”, conta empolgada.
Fazendeiro há muitos anos, Abner acha que a filha está inventando história: “Se tinha diamante, Tonica, teu avô já tinha encontrado que ele palmilhô essas terra de cima abaxo. E eu também, que eu conheço tudo aqui”, esclarece.
Pensando que a filha criou a fantasia por saber da dificuldade financeira que a família está enfrentando, Abner tenta acalmá-la: “Eu sei que cê tá preocupada comigo. C’a nossa casa. Mas cê é criança. Não tem que ocupá essa cabecinha cheia de fantasia c’o problema. Vai dá tudo certo!”, afirma.
“Arrrrghhh! Que raiva! Ele num acredita nimim porque eu sô criança!”, lamenta Tonica.

Morde & Assopra: Tonica conta sobre os diamantes para Salomé e ela corre para o leilão!



Tonica (Klara Castanho) não consegue ficar quieta. Sabendo que as terras do pai escondem diamantes, a menina tentou avisá-lo, mas como ele não deu atenção ela acaba revelando o segredo para Salomé (Jandira Martini). Interesseira que só ela, a avarenta corre para o leilão para tentar enriquecer ainda mais.
A família de Abner (Marcos Pasquim) está pronta para o leilão, mas a pequena caipira está com febre e acaba sendo acudida por Celeste (Vanessa Giácomo). Querendo impressionar o ex-noivo, a morena deixa Tonica em sua casa, aos cuidados de Salomé. No início, as duas se estranham, principalmente quando a netinha pede bolo e refresco à avó. Irritada, a pão-dura diz que o leilão deve terminar rápido, pois ninguém quer as terras de Abner.
“O meu pai não tem terra inútil! Na fazenda do meu pai tem diamante!”, revela. Os olhos de Salomé brilham com a novidade. Interessada, oferece um lanchinho em troca de mais informações: “Agora, Tonica, minha netinha, conta para a vovó, por que você tem tanta certeza de que na fazenda do seu pai tem diamantes? Vamos, menina, fale tudo o que sabe!”, pede amorosa.
Tonica decide esconder o jogo, deixando a avó irada. Depois de trocarem farpas, ela acaba contando sobre a existência de Zariguim e Salomé lembra que Naomi (Flávia Alessandra) já havia falado sobre as grandes invenções de Ícaro (Mateus Solano).
“Eu já tinha ouvido falar que o meu sobrinho maluco inventa aparelhos fantásticos. E também ouvi qualquer coisa sobre ele levar uma máquina para achar onde estão enterrados os ossos de dinossauros”, lembra a avarenta.
Feliz da vida, Salomé manda Cleonice (Vera Mancini) cuidar da neta e sai de casa correndo para o leilão.

Morde & Assopra: Áureo expulsa costureira e diz que vai fazer o vestido de noiva de Alice!



O casamento com Guilherme (Klebber Toledo) se aproxima e Alice (Marina Ruy Barbosa) precisa escolher o vestido de noiva. Ao lado da mãe, Minerva (Elizabeth Savalla), e da empregada, Selma (Veronica Rocha), a jovem analisa modelos apresentados por uma costureira.
No entanto, é só Áureo (André Gonçalves) chegar com Celeste (Vanessa Giácomo) para um balde d'água fria ser derrubado nas pretensões de Alice, que desejava entrar cintilante na igreja. "Benzinho, quem tem que brilhar é lâmpada! Vestido de noiva tem que ser elegante. Tem que marcar a silhueta, mostrar a cinturinha, ressaltar o colo", opina o irmão.
A costureira fica incomodada com as críticas e Áureo aproveita para assumir a produção do vestido. "A senhora pode ir! Por gentileza. Eu mesmo vou fazer o vestido da minha irmãzinha. Eu sempre tive dom para a coisa. Eu fiz alguns cursos de moda em São Paulo, coisa fina! Alice, deixa comigo", dispara.
Minerva fica preocupa com o que os eleitores de Isaías (Ary Fontoura) vão pensar da situação, mas Alice pede para ela esquecer disso, pois se trata do casamento da filha. A patricinha aceita ter um vestido feito pelo irmão.
Celeste também fica animada e diz que vai querer um vestido de Áureo caso consiga se casar com Abner (Marcos Pasquim). No entanto, Minerva abre os olhos da morena. "Pode tirar o cavalinho da chuva, Celeste. Eu vi o Abner saindo com a Júlia (Adriana Esteves) da igreja ainda há pouco. Eles certamente foram lá para marcar o casamento!", revela.

Bastidores de Cordel Encantado: Lucy Ramos aprendeu truques de cozinha para interpretar Maria Cesária!



Assim como Maria Cesária encantou Rei Augusto com seus quitutes, Lucy Ramos também está chamando atenção do público com sua atuação. A atriz tem se destacado pela interpretação da cozinheira do Palácio do Governo de Brogodó. “Ela tem uma magia, uma leveza e um pureza, que hoje em dia não se tem”, afirma Lucy, que está curtindo seu quarto papel na televisão. “Eu estava esperando uma personagem que me desse a oportunidade de me mostrar e eu estou tendo isso aqui. Agradeço muito”.
Lucy é de Recife, mas, aos cinco anos de idade, se mudou para São Paulo, onde cresceu e acabou perdendo o sotaque nordestino. Na adolescência, ela jogava futebol, mas sua mãe sempre sonhou que ela se tornasse modelo. Seguindo os conselhos da mãe, iniciou uma carreira de modelo até se interessar pelo teatro e se tornar atriz.
Em Cordel, Lucy interpreta Maria Cesária, uma jovem cozinheira de mão cheia, que consegue tocar o coração das pessoas com o sabor de suas comidas. Já a atriz conta que não é tão ligada à cozinha como sua personagem.“Eu faço umas comidinhas gostosas, mas também não posso dizer que sou apaixonada. Acho que não tenho nem a metade do prazer que a Maria Cesária tem. Faço realmente porque tem que fazer”, revela. Mas, segundo ela, Maria Cesária está ajudando a acrescentar a sua experiência culinária. “Estou conhecendo os temperos. Eu não conhecia o alecrim e agora uso em tudo. Meu paladar está mais aguçado agora”.
Por isso, para a novela, ela fez um laboratório em um restaurante, em São Paulo, com a chef Ina de Abreu, onde tirou dúvidas e aprendeu truques básicos sobre a cozinha. Alguns filmes também serviram como fonte de inspiração para compor Cesária, como: “A festa de Babette”, “Como água para chocolate” e “Ratatouille”.
E foram os quitutes de Maria Cesária que conquistaram o coração de Rei Augusto, interpretado por Carmo Dalla Vecchia. A química entre o casal está dando certo e agradando ao público. “É um ótimo parceiro em cena, com ele tenho uma boa troca”, avalia Lucy. Na vida real, o coração da atriz pertence ao ator Thiago Luciano. Ele também está no ar, em Morde e Assopra, no papel de Everton, o que possibilita que ela encontre o “namorido” entre uma gravação e outra, como ela mesmo diz.

Cordel Encantado: Timóteo expulsa Amália de suas terras!



Irado após saber que Tibungo (Land Vieira) não bateu em Miguézim (Matheus Natchtergaele), Timóteo (Bruno Gagliasso) vai à casa do rapaz para tirar satisfações. “Desgraçado! Está pensando que pode me desobedecer? Vou acabar com a tua raça! (...) Mandei dar uma sova em Miguézim e você tinha que cumprir”, afirma o novo coronel.
Para proteger o filho, Amália (Débora Duarte) assume toda a culpa, dizendo que soltou o profeta escondida de Tibungo. Ela só não imaginava qual seria a reação de Timóteo, que resolve expulsá-la da fazenda como castigo. “Pois então quero a senhora fora de minhas terras! O resto da família pode ficar se quiser. Mas a senhora vai embora hoje! Ou boto fogo nessa casa, com vocês tudo dentro!”, ele ameaça, antes de deixar o local.
Como de costume, Damião (Tony Tornado) recrimina a esposa, mas Galego (Renan Ribeiro) se disponibiliza a ir embora com a mãe, e sugere que eles se mudem para Vila da Cruz.
Tibungo, no entanto, afirma que continuará ali, trabalhando para Timóteo.

Cordel Encantado: Filó conta para Farid que Penélope está desaparecida!



Ao saber que Penélope (Paula Burlamaqui) está nas mãos dos cangaceiros, Filó (Flávia Rubim) corre para dar a notícia a Farid (Mouhamed Harfouch) em Vila da Cruz. O libanês leva um susto ao dar de cara com a moça na porta de sua casa. “Vai embora! O Bartira no pode me vê fala com você!”, ele afirma.
Filó explica o motivo de sua visita, e Farid resolve ir para Brogodó com ela imediatamente. Já de partida, eles são abordados por Bartira (Andréia Horta), que fica morrendo de ciúmes da moça. “Pode descer dessa carroça, sua desavergonhada! Que esse homem aqui tem família e três filhos pra criar!”, diz a mulher.

O barbeiro consegue convencer Bartira com uma desculpa: de que estaria indo arrancar um dente do pai de Filó. Salim (Matheus Costa), no entanto, fica desconfiado da história.

Cordel Encantado: Rei Augusto encontra Açucena na casa de Jesuíno!



Felizes após sua primeira noite de amor, Açucena (Bianca Bin) e Jesuíno (Cauã Reymond) são surpreendidos por Augusto (Carmo Dalla Vecchia), Euzébio (Enrique Diaz) e General Baldini (Emilio de Mello), que passaram a noite inteira à procura da moça.
Desconfiado, Euzébio pergunta: “O que foi que aconteceu entre tu e teu noivo essa noite?”. Jesuíno tenta se explicar, mas é interrompido por Augusto, que pede para Açucena voltar para o Palácio do Governo. A jovem, no entanto, diz que já tomou a decisão de se casar com Jesuíno o mais rápido possível. “Eu nasci Aurora, mas cresci Açucena. Não é culpa de ninguém. Foi uma armadilha que o destino pregou na gente. Mas agora não posso mudar o que se passa em meu coração. Eu amo Jesuíno mais que tudo na vida!”, ela afirma.
Inconformado, o rei retruca: “Eu não vou permitir que você se case com Jesuíno. Nunca! Jamais!”. Açucena perde a calma e diz que Augusto é um estranho para ela. “Ele não veio encontrar a filha. Veio atrás de uma princesa pra salvar o reino dele! Desse jeito qualquer uma serve! Tá assim de moça querendo ser princesa”, diz a sertaneja.
Quando Açucena anuncia que a partir daquele momento vai morar com o noivo, Euzébio se exalta, já que ela ainda não está casada com o rapaz. Concordando com o sogro, Jesuíno sugere que a moça fique ali com seus pais de criação até o casamento. Enquanto isso, o sertanejo se hospedaria em outro lugar.
Augusto ainda insiste em pedir para a filha permanecer mais um tempo no palácio, mas Açucena diz que sua decisão não tem volta, deixando o rei arrasado.
 
Modificado por Louco's por TM'J