segunda-feira, 19 de março de 2012

‘Louco Por Elas’: mesma proposta, outros personagens!



A Rede Globo estreou na noite de terça-feira passada, dia 13 de março, a nova série de João Falcão, autor de Clandestinos, o Sonho Começou. Inspirada em suas próprias experiências, Louco Por Elas explora uma antiga fórmula: a história de homens presos ao universo feminino.
Nesta série acompanhamos a vida de Leonardo (Eduardo Moscovis), um homem que vive cercado por mulheres, seja em casa ou no trabalho. Ainda mantendo contato com sua ex-mulher, Giovana (Deborah Secco), Leonardo mora com sua avó Violeta (Glória Menezes), que começa a apresentar os primeiros sintomas de demência. Na casa também está a filha de Leonardo, Theodora (Laura Barreto), uma menina que se comporta como adulto, e sua enteada Bárbara (Luisa Arraes), a adolescente rebelde.
Esta é uma proposta que a TV brasileira já explorou em outras ocasiões. Em 1994, por exemplo, a Cultura exibiu Confissões de Adolescentes, que contava com a presença de Deborah Secco no elenco. Também inspirada na vida da autora, esta produção apresentava a história de quatro adolescentes que viviam com o pai. Duas delas eram frutos do primeiro casamento de Paulo (Luis Gustavo), a outra do segundo e uma terceira era sua enteada, filha de uma ex-namorada que morreu.
Tal como Louco Por Elas, a série Confissões de Adolescente também utilizava o recurso do narrador, no qual os personagens se dirigiam ao público para desenvolver ideias, explicar sentimentos e opiniões. A diferença é que a série criada por Maria Mariana era focada na vida de mulheres que passavam pela adolescência, e não no personagem do pai.
Desta forma, a série de João Falcão se aproxima mais da linha de O Grande Pai, produzida pelo SBT em 1991. Nesta sitcom temos Arthur (Flávio Galvão), um viúvo responsável pela criação de suas três filhas, sendo a caçula uma menina com menos de dez anos, que gosta de analisar os problemas como se fosse adulta. Na casa também vivia a empregada doméstica, uma mulher de pouca cultura, porém esperta, a quem era necessário explicar algumas coisas aparentemente simples. No trabalho, Arthur mantinha contato com Priscilla, que representava seu potencial romântico. Em meio a tudo isso, ele buscava encontrar uma nova companheira, se relacionando com outras mulheres.
A ideia do homem preso ao universo feminino também é uma velha conhecida da TV americana, que atualmente exibe séries como Last Man Standing, estrelada por Tim Allen. Com um estilo de humor que resgata a década de 1990 e a aproxima do formato de sitcom americana, Louco Por Elas é uma comédia para toda a família, mas programada pelo canal para ir ao ar muito tarde da noite.
Em seu primeiro episódio, a série mostra que o elenco ainda não está afinado, em especial Deborah Secco, que apela várias vezes para uma abordagem caricata de Giovana, sem necessidade. Quem segura bem o personagem é Moscovis que, sem cair no estereótipo, consegue transmitir para o público a confusão mental em que seu personagem se encontra quando se envolve nas situações criadas pelas filhas, a ex-mulher e a avó.
A série é promissora, traz bons personagens e uma proposta bem definida, com diálogos ágeis e focados na situação apresentada. Mas poderia suavizar o tom didático que resulta em diálogos expositivos, por vezes declamados, pouco naturais. E visto que a série já traz cenas nas quais Leonardo conversa com o público explicando suas opiniões e sentimentos, não há necessidade de sobrecarregar os diálogos com a mesma função.
Originalmente foram planejados oito episódios para a primeira temporada de Loucos Por Ela mas, segundo divulgado pelo O Globo, a emissora teria decidido estender a duração da série encomendando mais treze episódios, o que totalizaria uma temporada com 21 episódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Modificado por Louco's por TM'J