terça-feira, 15 de maio de 2012

Fox 2012: cancelamentos, renovações e novas séries!



O canal Fox realizou na tarde desta última segunda-feira seu Upfront 2012, evento no qual os canais americanos apresentam sua nova programação para agências de publicidade, investidores, jornalistas e público convidado.
Este é o segundo Upfront de Kevin Reilly, diretor de programação da Fox, que exerceu o mesmo cargo no canal a cabo FX, na época em que The Shield foi produzida. Conhecido como uma pessoa que se arrisca, Reilly chegou na Fox apostando alto. Em 2011 encomendou a super produção de Steven Spielberg, Terra Nova, sem passar por um episódio piloto para avaliação. O resultado desta aposta foi o cancelamento da série com apenas uma temporada e o investimento de milhões de dólares.
Este ano, Reilly não se arriscou. Em tempos de crise os canais estão apostando mais em sitcoms, produção que tem menor custo que os dramas e cai mais fácil no gosto do público…e dos canais regionais que adquirem esses produtos para reprises, gerando um lucro sem custo para os produtores. Assim, a Fox anunciou cinco novas séries, das quais três são comédias e dois são dramas (a estas devemos somar Axe Cop, série animada anunciada pelo canal em abril). Em 2011, o canal ofereceu oito novas produções, sendo quatro comédias (duas das quais animações) e quatro dramas. Destas, sobreviveram apenas duas: uma comédia (New Girl) e um drama (Touch).
O canal também não se arriscou nas propostas, oferecendo séries com temas já testados e aprovados pelo público em outras produções. Desta forma teremos médicos, mafiosos, relacionamentos entre irmãos, serial killer e comédias românticas.



Entre os trailers divulgados pelo canal os que mais chamam a atenção são The Mindy Project e The Following. O primeiro é uma comédia romântica criada e estrelada por Mindy Kaling, da série The Office, versão americana. Tendo sido rejeitado pela NBC, o projeto caiu nas mãos da Fox. Mindy tem uma responsabilidade muito grande nas mãos: transformar a comédia romântica em algo interessante de se acompanhar ao longo de, pelo menos, cinco anos, tempo necessário para se produzir os desejados 100 episódios de uma série.
Esse gênero funciona bem nos cinemas por se tratar de filmes com uma hora e meia de duração. Mas, na TV, ele precisa ser esticado para cobrir o período de uma Temporada, a qual costuma ser composta por 22 episódios de meia-hora de duração. Se não tiver um texto bem construído e um bom desenvolvimento de personagens, as comédias românticas se desgastam rapidamente.
Na história, Mindy é uma médica atrapalhada que decide dar um jeito na vida: se tornar a mulher perfeita para poder encontrar o homem perfeito. No caminho, ela tropeça em diversas situações e pessoas que a levam a repensar seus valores e comportamento.
Já o drama The Following aproveita um tema que é explorado pelo canal Showtime com a série Dexter, ou seja, trata-se de uma história sobre um serial killer. Mas, como estamos falando de TV aberta, este personagem não é o herói da história. Esta função cabe a um ex-agente do FBI determinado a capturar um assassino em série que fugiu da prisão e agora coloca em prática seu plano de se conectar e reunir outros como ele.
A série poderá oferecer algo interessante de se acompanhar, mas dependerá do tipo de narrativa que irá adotar. Ainda não está claro se ela seguirá uma abordagem procedimental (uma história por episódio) ou contínua, acompanhando a evolução dos personagens. Espero que seja a segunda opção, pois desta forma ela estaria oferecendo um estudo de personagens e não uma aventura por semana para entreter o público.



The Mob Doctor une dois temas de sucesso: mafiosos e médicos. A série foi produzida para substituir House, que encerra sua produção este ano. Aqui temos uma médica que se vê forçada a ajudar a máfia para salvar seu irmão endividado. A princípio, ela realiza tarefas como tratar de ferimentos a bala, que não podem ser reportados, ou de mafiosos doentes, que não confiam em médicos. Mas logo as tarefas se tornam mais complicadas. Pelo trailer divulgado, ela recebe a incumbência de matar um homem que está hospitalizado. Outras questões morais devem ser discutidas ao longo da série, tal como ocorreu em House.
As duas últimas produções encomendadas pelo canal para a Temporada 2012-2013 são sitcoms sobre relacionamentos familiares, tema obrigatório nas grades dos canais, especialmente na rede aberta. The Goodwin Games e Ben and Kate se unem à Raising Hope, sitcom da Fox que já trabalha esse tema.
A primeira resgata uma história já vista em diversos filmes para o cinema: para herdar a fortuna do pai, três irmãos precisam aprender a se relacionar e a se reconectar com seus sonhos. Para tanto, o pai criou um jogo que estabelece alguns desafios. Ainda não estão claras as razões pelas quais a Fox aprovou a produção desta série, descartando projetos como … pensando bem, o canal não desenvolveu bons projetos este ano.
Ben and Kate é estrelada por Dakota Johnson, filha dos atores Don Johnson e Melanie Griffith. A história apresenta a relação de sua personagem com o irmão. Mãe solteira, ela precisa da ajuda de Ben para cuidar de sua filha, o que a leva a entrar em choque com o estilo de vida do irmão, que a criou. Esse choque de gerações ou estilos de vida também será tratado pela ABC com a sitcom How To Live With Your Parents for The Rest of Your Life.



Durante o Upfront do canal, Reilly deixou claro que a partir deste ano a Fox irá trabalhar mais intensamente para unificar a televisão com as novas mídias. Segundo ele, 20% da audiência de New Girl vem da Internet. Disponível no site Hulu, a série ganhou força graças a essa mídia. O canal também pretende estrear em 2013 um novo bloco de séries animadas. Com exibição aos sábados à noite, a sessão já tem uma produção anunciada: Axe Cop.
Nas grades divulgadas até agora (NBC e Fox), The Mindy Project disputará audiência com The New Normal; Raising Hope e Ben and Kate com The Voice; New Girl com Go On; Animal Practice e Guys With Kids com The X Factor; 30 Rock e Up All Night com o resultado de The X Factor; Glee com The Office e Parks and Recreation; Touch com Whitney e Community; e Fringe com Grimm.

Séries canceladas: Alcatraz, Allen Gregory, Breaking In, The Finder, House, I Hate My Teenage Daughter, Napoleon Dynamite e Terra Nova.

Séries Renovadas: American Dad, Bob’s Burgers, Bones, The Cleveland Show, Uma Família da Pesada, Fringe, Glee, New Girl, Raising Hope, Os Simpsons e Touch.

Novas Séries: The Mindy Project, The Goodwin Games, Ben and Kate, The Following e The Mob Doctor.

Projetos Descartados: Let It Go, Must Hire, El Jefe, Prodigy Bully, Like Father, Projeto de Karin Usher, Little Brother, The Asset, Guilty, Living Loaded e Rebounding.

Calendário da Fox Americana 2012-2013:

Fall Season
Segunda-Feira – Bones e The Mob Doctor
Terça-Feira – Raising Hope, Ben and Kate, New Girl e The Mindy Project
Quinta-Feira – Glee
Sexta-Feira – Touch e Fringe
Domingo – The Cleveland Show, Os Simpsons, Bob’s Burgers, Uma Família da Pesada e American Dad.

Midseason 2013
Segunda-Feira – The Following (15 episódios)
Terça-Feira – The Goodwin Games

Também previsto para a Midseason 2013: Axe Cop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Modificado por Louco's por TM'J