sexta-feira, 18 de maio de 2012
CW 2012: cancelamentos, renovações e novas séries!
Acabaram os Upfronts da TV americana. O canal CW foi o último a se apresentar, divulgando sua nova grade de programação para a Temporada 2012-2013.
Voltado para o público da faixa entre 18 e 34 anos, em especial as mulheres, o canal mantém em sua programação apenas séries dramáticas. Em 2009, o CW desistiu de produzir sitcoms, muito embora tenha sido anunciado que existe interesse do canal em voltar a investir nesse gênero. O interesse ainda não ultrapassou a fase de desenvolvimento de projetos, já que para esta temporada não chegou a ser encomendado nenhum piloto de sitcom.
Em entrevistas, Mark Pedowitz, diretor de programação, disse que ainda estão em avaliação dois projetos de comédia. O primeiro é uma adaptação da série britânica FM, produzida em 2009 e estrelada por Chris O’Dowd. A história gira em torno de um DJ e sua relação com os colegas. O outro projeto traz o título de Swordfighting. Criado por Ben McMillan e Josh Greenbaum, a história acompanha a vida de dois casais. Embora nenhum piloto tenha sido produzido, existe a possibilidade de um (ou os dois) projetos receberem a encomenda de episódios da primeira temporada, ainda para a Midseason, que inicia em janeiro de 2013.
Ao anunciar sua grade, o CW surpreendeu a imprensa e os fãs ao revelar que tinha resgatado Supernatural do ‘cemitério das noites de sextas’, transferindo-a para as noites de quartas, onde fará companhia à série Arrow (estrelada pelo Arqueiro Verde) e enfrentará a concorrência de Law & Order: SVU, Criminal Minds, Modern Family e Neighbors. Para uma série que foi criada para ter cinco temporadas, Supernatural conseguiu chegar ao seu oitavo ano sem qualquer indício de que este seja o último.
Este ano o CW encomendou um número maior de séries que nos anos anteriores. Em 2011 foram encomendadas três novas séries, das quais sobreviveu apenas uma: Hart of Dixie. Este ano foram cinco produções: Arrow, Emily Owens M.D., o remake de A Bela e a Fera (série dos anos de 1980), The Carrie Diaries, prelúdio de Sex and the City, e Cult. Ainda está em avaliação, podendo ser encomendada para a Midseason, a série The Selection.
Este é o segundo Upfront de Pedowitz, que antes trabalhava na ABC Studios, no período em que Lost foi produzida, e depois atuou de forma independente. No ano passado, ele deixou claro que seu objetivo neste novo cargo seria intensificar a produção de séries voltadas para o público feminino. Desta forma, das cinco produções encomendadas pelo CW este ano, apenas uma é voltada para o público jovem masculino: Arrow, adaptação da HQ sobre o Arqueiro Verde. Informações sobre enredo e elenco das novas séries do CW aqui.
Seguindo a linha de Smallville, em que narra a juventude de um super-herói, mas adotando um tom mais sombrio, a série tem a função de manter na grade do canal uma produção estrelada por um super-herói.
Desde as últimas temporadas de Smallville o canal vem buscando um projeto que pudesse substituí-la. Em 2006 chegou a ser produzido o piloto do Aquaman; em 2008 foi desenvolvido o projeto The Graysons, que pretendia acompanhar as aventuras de Dick Grayson/Robin (o parceiro de Batman), que não chegou a ter um piloto produzido; em 2010 Betwixt teve seu piloto rejeitado; e uma adaptação de Ravena chegou a ser cogitada para a Temporada 2011-2012. Com isso, Arrow estreia com a obrigação de ser a nova Smallville do CW, série que durou dez anos.
Além desta, outras duas séries do canal também tentam captalizar sucessos de outros veículos. A primeira é The Carrie Diaries, que surge na esteira de Sex and the City. O projeto passou de ‘mão em mão’ durante alguns anos sem conseguir despertar o interesse de um canal. O primeiro foi a HBO, escolha natural já que foi ela que lançou Sex and the City.
Com The Carrie Diaries, o canal também investe na produção de época, já que a história é situada na pavorosa década de 1980, período em que a moda se perdeu em meio aos babados, saias balão e mangas bufantes, sob a influência do filme ‘arrasa quarteirão’ Amadeus. Também é a época das cores berrantes, formas geométricas (que estilizou a década de 1940) e ‘penteados de leoa’.
Visto que Carrie e a moda andam de mãos dadas, a série deverá promover um desfile aberrante. A dúvida é: será que o público jovem vai se interessar por este visual? Para segurá-lo os roteiros precisam mergulhar nos conflitos da jovem Carrie, que sai de Connecticut para morar em Nova Iorque, onde se torna amiga de uma editora de moda, que lhe apresenta os prazeres que a cidade tem a oferecer.
A exemplo de 90210 e Melrose Place, este ano o CW oferece o remake de A Bela e a Fera. Esta produção é mais ‘uma cria’ de Crepúsculo, a exemplo de The Vampire Diaries e Teen Wolf. Carregando a mesma estética e abordagem, a série reformula a história e os personagens da série original, que por sua vez era uma adaptação moderna do conto de fadas.
Nesta versão, Catherine é uma detetive da polícia que é salva da morte por um homem fera. Após anos tentando localizá-lo, ela descobre que Vincent pode ser um soldado dado como morto, vítima de experiências militares. Tal qual a série original, na qual Catherine era uma advogada, esta produção também terá narrativa procedimental, com uma aventura por episódio.
Emily Owens, M.D., estrelada pela filha de Meryl Streep, Mamie Gummer (Off the Map), une dois gêneros: o drama médico com o drama escolar. Na história, Emily é uma médica recém formada que começa a trabalhar em um hospital onde reencontra alguns dos seus antigos colegas. Mantendo o mesmo comportamento infantil de quando eram adolescentes, eles transformam os corredores do hospital nos corredores da escola. Produção que serve para mostrar que nada na vida muda ou que a escola é apenas uma amostra do que os jovens encontrarão quando entrarem no mercado de trabalho.
Por fim, o canal também terá em sua grade a série Cult, criada por Rockne S. O’Bannon (Farscape e Seaquest DSV), mas infelizmente produzida por Josh Schwartz e Stephanie Savage. Com esta, Schwartz e Savage acumulam quatro produções no CW, canal que mantém onze séries na grade. A dupla de produtores também é responsável por Hart of Dixie, Gossip Girl e The Carrie Diaries.
Cult foi originalmente oferecida ao extinto canal WB, há cerca de seis anos. Na época, o projeto chegou a ganhar a encomenda de um episódio piloto, mas foi engavetado quando o WB uniu-se ao UPN, formando o canal The CW.
Trata-se de uma série dentro de uma série. Na história, uma série chamada Cult, sobre uma detetive que investiga as atividades de um líder de um culto, serve de inspiração para que pessoas na vida real comecem a praticar rituais de morte. A assistente de produção do programa se une a um jornalista e blogueiro, irmão de uma das vítimas, para investigar.
O canal montou sua grade de forma a colocar as séries que trazem propostas semelhantes na mesma noite. Assim, na segunda-feira o público assiste os dramas sobre relacionamentos adolescentes; a terça-feira é a noite das médicas; a quarta-feira é a vez da ficção; a quinta é a noite da fantasia; e a sexta-feira é a vez da ação.
Série Cancelada: Ringer, The Secret Circle, One Tree Hill e L.A. Complex (no entanto, a série é uma produção canadense que continuará a ser exibida em seu país)
Séries Renovadas: 90210, Gossip Girl, The Vampire Diaries, Supernatural, Hart of Dixie e Nikita.
Novas Séries: Arrow, A Bela e a Fera, Emily Owens M.D. (ex-First Cut), Cult e The Carrie Diaries.
Projetos Descartados: Shelter e Joey Dakota
Projeto que ainda está em avaliação: The Selection
Grade das Estreias do CW 2012-2013
Segunda-feira – 90210 e Gossip Girl
Terça-feira – Hart of Dixie e Emily Owens M.D.
Quarta-feira – Arrow e Supernatural
Quinta-Feira – The Vampire Diaries e A Bela e a Fera
Sexta-Feira – Nikita
Midseason 2013:
Segunda-Feira – The Carrie Diaries
Cult (sem dia definido)
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