terça-feira, 11 de setembro de 2012

Revolution, a nova aposta de JJ Abrams!

Quase duas semanas antes da estreia oficial, a NBC liberou em seu site o piloto da esperada Revolution, série de JJ Abrams.
Para quem já viu o trailer liberado pela emissora quando as datas de estreias da fall season foram divulgadas, o piloto não apresentou muitas novidades. Na verdade, nenhuma novidade. O episódio de estreia se revelou uma versão estendida do trailer. E a história é aquela mesmo: um fenômeno desconhecido acaba com toda a energia do planeta. Tudo o que depende de qualquer tipo de energia para funcionar para repentinamente e o mundo entra no mais profundo caos, mas não sem antes conhecermos o grande mistério que JJ preparou para essa temporada.
Ben Matheson, cuja profissão é uma incognita (para mim, pelo menos), sabe que a a energia vai acabar e, de alguma forma, consegue fazer um download e armazenar seu conteúdo em uma espécie de pen drive em forma de medalhão. Mistério.
Depois de quinze anos, o mundo como o conhecemos muda radicalmente. Os mais espertos passam a formar governos e milicias para controlar a população. Mas o mais chocante é ver como a natureza conseguiu se recuperar de décadas de abuso do homem em tão pouco tempo. A vegetação cobre praticamente tudo e ruas de cidades foram alagadas pelos rios.
Pra encurtar a história, até porque como eu disse tudo o que importa está no trailer, Ben é assassinado, seu filho é sequestrado e sua filha, junto de sua segunda esposa (que obviamente não se dá bem com a garota), mais um vizinho, saem em busca de seu irmão, Miles, um sargento da Marinha americana, que parece ter pistas sobre o que aconteceu e sobre a função do medalhão. No piloto descobrimos que o governo pode estar envolvido no apagão (afinal, não existe série de JJ sem uma grande corporação por trás de tudo).



O piloto para exatamente no mesmo ponto em que o trailer: alguém consegue fazer um computador funcionar usando o medalhão. E uma outra pessoa responde. E se você lembrou do computador da escotilha de Lost, bem vindo ao clube. O episódio foi uma sequência de cenas que fazem você se perguntar onde já viu aquilo antes. JJ já mostrou que sabe como contar histórias e segurar o público, mas também já provou que nem sempre elas terminam bem, ou que consegue se perder no meio no caminho.
Infelizmente a série tende a cometer os mesmos erros de Lost e, mais recentemente, Alcatraz. Para um piloto, o número de perguntas que ficaram no ar é enorme, e a tendência é que as perguntas vão se acumulando por um tempo até que alguma coisa seja explicada. Alacatraz, outra série com um grande potencial, só foi acumulando perguntas, até que foi cancelada, sem explicar nenhuma delas para os poucos que conseguiram chegar ao final da primeira temporada. Vale lembrar que The River tentou um novo formato, com menos episódios para que o mistério fosse rapidamente solucionado, mas igualmente sem sucesso.
Só nos resta esperar pelo desenvolvimento da história para descobrir se JJ finalmente conseguiu encontrar sua nova Lost, segurando o público com uma história muito bem construída e conduzida, ou vai precisar revelar mais do que criar perguntas para fazer com que Revolution entre para a sua lista de sucessos.A história de Revolution parece ser bem interessante e, se bem conduizida, pode render uma boa série.
Revoltuion estreia no próximo domingo, dia 17 de setembro, nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Modificado por Louco's por TM'J