segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Retrospectiva de Séries e Animes: 2010 igual a…



Se 2010 pudesse ser descrito por uma palavra, esta seria “polêmica”. Sem dúvidas, este ano foi marcado por inúmeras controvérsias e indignações por parte do público, não somente no meio anime, mas em vários outros setores que abordamos aqui no TMJ E MUITO +!
É claro que sempre haverá alguém descontente com certos acontecimentos, mas foi perceptível, desta vez, uma grande massa popular pensando praticamente da mesma forma, e de certo modo, com razão. Buscando fazer um panorama dos fatos mais marcantes do ano, destacando as notas com tais características, resolvi construir esta matéria, que certamente fará muitos juntar informações e mudar ou fortalecer conceitos.

O Ano Para os Animes

Janeiro começou com uma (a primeira vista) boa notícia: Os Cavaleiros do Zodíaco é adquirido pela Band. A ansiedade para a estréia era grande, mas até lá, muitas águas não deixaram de rolar. Em fevereiro, o Cartoon Network estreou Bakugan: Nova Vestroia, e uma polêmica que perdura até hoje teve sua origem no mês seguinte: Sailor Moon pode retornar a América Latina em 2011.
Certamente uma bomba que estourou, e que marcou o ano, foi a estréia de Blue Dragon no SBT, obra prima de Akira Toriyama que, graças a uma dublagem de péssima qualidade, tornou-se um dos maiores fracassos do Bom Dia e Cia. Chegamos a junho, e a Band finalmente anuncia a data de início da exibição de Os Cavaleiros do Zodíaco, a qual seria no dia 30 do mesmo mês. Se você sofre de insônia crônica, parabéns, você poderá assistir Seiya e amigos às 8h.
Ainda no mês de junho, o TV Kids da RedeTV! passaria a contar com três animes em sua programação: Dinossauro Rei, Pokémon, e o inédito Super Onze, que mais tarde conquistaria altos pontos de audiência à emissora. Um dos assuntos mais badalados do ano foi Dragon Ball Kai, que chegará (finalmente) ao Brasil em 2011. Em agosto, ficamos sabendo que a remasterização do clássico seria dublada pela BKS, gerando a partir daí um mistério quanto aos dubladores. Felizmente, parte do elenco original foi mantido, como Goku (Wendel Bezerra), mas outros personagens, como Vegeta e Gohan, tiveram de ganhar novas vozes.
Saltando para outubro, foi divulgado erroneamente, devido a informações “conflituosas” por parte da RedeTV!, que Yu-Gi-Oh! estrearia no canal, sendo que a fase GX (em sua terceira temporada) seria a animação a ser exibida, conforme posteriormente confirmado. Após muitos rumores e cogitações, foi oficialmente divulgado em novembro, que Dragon Ball ganharia um novo mangá. Este não seria produzido por Akira, e teria sua publicação através de uma nova revista infantil japonesa. Chegando ao fim do ano, Sailor Moon volta a dar as caras na mídia. Contradições como sempre, é anunciado o lançamento da terceira temporada do anime em DVD, que garantiu aos fãs um sentimento indescritível.

Séries e Animações: Cancelamentos e Muitas Promessas

No quesito séries, o ano foi marcado por cancelamentos de grandes produções da Disney. Os Feiticeiros de Waverly Place, Hannah Montana e Zack e Cody: Gêmeos a Bordo não serão mais produzidos. A controvérsia da vez fica por conta de Demi Lovato, que foi internada em uma clínica de recuperação psicológica, e quase também teve seu show cancelado.
Nos Estados Unidos, a Nickelodeon superou o Disney Channel em audiência, o que foi uma grande conquista à emissora. Um destaque da Nick foi a aquisição do desenho O Clube das Winx, que deve ser trabalhado no próximo ano. Outra grande surpresa foi o acordo com a Saban, o qual garantiu o direito da mais nova série de Power Rangers. Vale a pena lembrar da mega estratégia feita para a compra da marca, pois se a Disney soubesse que a Saban venderia a produção à Nick, nunca teria aberto mão da franquia, possibilidade impecavelmente prevista pela executiva da companhia.
A versão nacional do canal, por sua vez, contou com grandes sucessos, como Brilhante Victória e novos episódios de iCarly e True Jackson. O Disney XD contou com uma constante mudança, resultado ainda da migração Jetix – Disney, mas ainda garantiu ótimas atrações como Digimon Savers, Homem de Ferro e Os Vingadores. E quando ninguém achava que o canal poderia adquirir mais animes, surpreende ao anunciar a estreia de Beyblade Metal Fusion para 2011.
Muito aguardado pelos fãs, a animação do seriado Supernatural foi bem comentada durante o ano, assim como o spin off Avatar: A Lenda de Korra e a nova animação dos Thundercats (já garantida pelo SBT), todas atrações que prometem para 2011. Com certeza este foi o ano dos Simpsons, que, como sempre, não dispensaram uma boa piada, dentre elas a abertura criticando a própria Fox, a paródia de Avatar e a briga entre a animação e o canal americano Fox News.

É Disso Que o Povo Gosta!

Zac Efron cogitado a atuar no filme de Akira, Justin Bieber morre em South Park, caso “Margaret Barbaree”, pirataria e downloads ilegais, censuras, animação baseada na cultura islâmica causa revolta nos Estados Unidos, “kiras” matam adolescente na Bélgica. É lógico que não há espaço para resumir todas as controvérsias que aconteceram em 2011, contudo, citarei as duas que mais chamaram minha atenção, e que foram as primeiras que lembrei pelo fato de serem as que mais marcaram.
A primeira é do mês de setembro. Um caso indiscutivelmente misterioso e de causar indignação a qualquer um. A 4Kids, nos Estados Unidos, simplesmente mudou a cor do personagem Senhor Popo, de Dragon Ball Kai, de negra para azul, caso que passou a beira do racismo, e acrescentou mais uma polêmica preconceituosa envolvendo o canal The CW.
A outra é um fato mais recente, conhecida por Animax. Através de um vídeo, o canal não mede esforços para demonstrar ainda mais a remoção de animes de sua programação, de uma forma desnecessária e que, diante a situação atual das animações japonesas no Brasil, abalou ainda mais os fãs do gênero, que sempre sonham em uma realidade melhor a tais fontes de entretenimento.

Feliz Natal e Feliz Ano Novo!

Você acha que 2011 será igual a 2010? Confesso que eu também. Sabemos que as histórias são as mesmas, só mudam as personagens. É fato que muita coisa bacana foi prometida para o próximo ano, agora, como elas se desenvolverão por aqui é uma outra história. Daqui a um ano, voltaremos com mais uma retrospectiva, e não deixarei de comparar estas informações com as que estão por vir.
Preparem-se para um ano cheio de polêmica, séries, desenhos, censuras, animes, mangás, filmes, e tudo o mais. Este é o roteiro do público, sente na poltrona e aproveite, reclamando do que deve ser reclamado e elogiando o que deve ser elogiado. Boas festas a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Modificado por Louco's por TM'J