terça-feira, 12 de julho de 2011

Bastidores de O Astro: Mauro Mendonça Filho revela como é dirigir Daniel Filho, diretor em 1977!



Com formação em comunicação, cinema, artes dramáticas e direção de teatro, o diretor-geral Mauro Mendonça Filho, que está na TV Globo há 27 anos, fala sobre a releitura da obra de Janete Clair e a atualização da temática mística da novela.
Para Mauro, o horário e a classificação etária mais adulta permitem a abordagem de temas mais delicados. Além de conservar o romantismo e a sensibilidade, a releitura da novela de Janete Clair honra a ousadia que era característica à autora: “Ao refazer Janete Clair em 2011, não se deve mudar a essência do original. Ela tomava decisões muito ousadas e que funcionavam. Temos a constante preocupação de evitar que a novela esteja fora da atualidade, mas, ao mesmo tempo, estamos tentando manter o espírito do original. Assim estaremos, de certa forma, reverenciando Janete Clair “, afirma.
Sobre as mudanças no perfil do protagonista da trama, Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi), o diretor comenta: “No original, ele era um vidente de churrascaria. Era uma referência visual comum à época, mas hoje isso não existe mais. A gente precisava atualizar o contexto do personagem. Às vezes, os truques são os mesmos de anos atrás, como serrar uma mulher ao meio, mas mudou a estrutura, mudou o visual. Eu precisava dessa identificação, principalmente para o pessoal mais jovem. A gente agregou o mago de atualidade ao vidente, o que nos trouxe um pouco do David Copperfield às cenas”.
Já em relação a dirigir dois grandes ícones da TV brasileira, como Francisco Cuoco e Daniel Filho, ele emenda: "Cuoco foi parceiro da minha mãe (Rosamaria Murtinho) em vários trabalhos nas décadas de 60 e 70, me conhece desde garotinho. Então, a sensação que eu tenho é de que estou com um 'tiozão' muito próximo da minha família. Com relação ao Daniel (Filho), que diretor não se sentiria privilegiado por ter a participação do diretor-geral da primeira versão de sua novela no elenco? Ele é muito parceiro da gente, torce para que tudo dê certo. Além disso, ele está trabalhando como ator e é maravilhoso, tem um brilho intenso e visível na tela. Ele está se divertindo fazendo este papel".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Modificado por Louco's por TM'J