sábado, 17 de setembro de 2011
Bastidores de Cordel Encantado: Elenco do cangaço conta o que aprendeu com seus personagens!
No sertão, cangaceiro é homem valente, temido e respeitado. E assim foi retratado o universo do cangaço em Cordel Encantado. O bando de Herculano foi o responsável por dar vida a essa história. Eles mostraram que os cangaceiros vão além da fama de bandidos, são os verdadeiros “heróis do sertão”.
Domingos Montagner, intérprete do capitão, aponta a força desse núcleo na trama: “A função do cangaço adquiriu um peso muito grande ao longo da novela”.
No cangaço, a união é imprescindível para o sucesso do bando e essa característica se refletiu no entrosamento entre o elenco, como relata Ilva Niño (Dona Cândida): “A gente tem um núcleo muito bom, amigo, respeitador e lutador, como o cangaço seria”.
Além de Domingos e Ilva, João Miguel (Belarmino), Tuca Andrada (Zóio-Furado) e Miguel Rômulo (Cícero) também fizeram parte do núcleo. O mais novo do grupo, Miguel Rômulo confessa que aprendeu muito ao entrar para o cangaço na trama: “Descobri coisas novas, descobri jeitos novos de agir, jeitos novos de pensar uma cultura do Brasil que era desconhecida para mim”.
Além da cultura, o cangaço trouxe à tona a humanidade presente nesse grupo. João Miguel aponta o que vai levar consigo após viver um cangaceiro: “Vou levar essa facilidade de se adaptar em diferentes lugares, de estar sempre em criação, por sobrevivência inclusive, e de ser fiel a um ideal, de acreditar no amor”. Afinal, Belarmino mostrou que pode ser um “cabra-macho” nas horas de luta e um homem sensível e apaixonado quando está ao lado de Penélope.
Tuca Andrada também comenta o que a história de Zóio-Furado pode ensinar ao público. Afinal, o cangaceiro foi o grande traidor do bando de Herculano. "Ele ensina que ambição sem limite cega e faz com que qualquer ser humano passe por cima de valores como amizade, companheirismo", afirma o ator.
E para compor esse núcleo tão rico, o figurino não poderia ficar para trás. Segundo as figurinistas Marie de Salles e Karla Monteiro, a busca pelo material usado foi feita em cima de uma pesquisa não somente sobre cangaceiros, mas sobre vaqueiros nordestinos e até samurais! Daí surgiu os trajes de couros com acabamentos em metal.
E o resultado não poderia ser melhor. O cangaço fez sucesso e Capitão Herculano e seu bando em vez de odiados, foram aclamado por todos em Cordel Encantado. Domingos conclui: “Foi tudo maravilhoso!”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário