segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bastidores de O Astro: João Bosco fala sobre a abertura de 'O Astro': 'É muito bom sentir a música no ar'!



“Minha pedra é ametista. Minha cor, o amarelo...”. Há mais de 30 anos este verso inicial começava a habitar o imaginário do público, que diariamente grudava na telinha para assistir a mais um capítulo de O Astro. Embalada pela linda voz e melodia de João Bosco, a canção-tema da histórica trama de Janete Clair é marca registrada não só da teledramaturgia, como também da própria música popular brasileira.
E, no ano em que Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro revisitam o folhetim, “Bijuterias” está novamente na boca do povo. Estava escrito nos astros? João Bosco volta no tempo e revela que a canção, feita em parceria com Aldir Blanc, foi parar na abertura da novela a partir de uma fascinante coincidência.

Como foi a concepção de “Bijuterias”? Ela foi composta especialmente para a novela?

JOÃO BOSCO: “Ao longo desses anos, temos feito várias canções compostas especialmente para a teledramaturgia. Mas, às vezes, uma música composta antes da trama é aproveitada como tema de abertura exatamente pela coincidência da história de ambas. Foi o que aconteceu com 'O Astro' e a canção 'Bijuterias' em 1977. Estávamos em estúdio gravando o disco 'Tiro de Misericórdia'. Já na fase de mixagem recebemos a visita do produtor Guto Graça Mello. Ele estava trabalhando na produção musical da nova novela de Janete Clair e pediu para ouvir o que tínhamos gravado. Quando tocamos 'Bijuterias', na mesma hora disse que a canção tinha uma grande afinidade com a trama. Guto levou a música e foi assim que ela se tornou o tema de abertura da novela."

A música marcou toda uma geração e é novamente um hit. Como você se sente ao ouvir as pessoas cantarem esta canção 30 anos depois?

JB - "É muito bom e prazeroso poder sentir a presença da música no ar, mais uma vez. É claro que estou cantando essa canção em meus shows pelo Brasil. O público não me perdoaria se eu não o fizesse."


A trama de Janete Clair e a própria “Bijuterias” evocam a relação do público com o misticismo: a crença naquilo que não vemos e que acaba nos movendo. Você também tem um lado místico?

JB - "É demais você morar em um país onde existe alguém que, jogando cartas, búzios ou até mesmo usando uma bola de cristal, promete trazer a pessoa amada de volta em apenas três dias. É claro que você tem de dar uma grana para que isso aconteça... Mas quem não arrisca...”

Como se fosse hoje em dia

Embora trata-se da mesma versão de 30 anos atrás, a voz de João Bosco foi propositalmente alterada para a nova abertura de O Astro. "Ele (João) parecia um menino cantando. Foi uma ideia do Mariozinho Rocha de baixamos um semi-tom da música para deixá-la mais grave e deu certo. Ficou ótimo, como se fosse ele cantando o tema hoje em dia”, explica o produtor musical da novela, Iuri Cunha. Clique no vídeo acima e compare as duas aberturas da trama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Modificado por Louco's por TM'J