quinta-feira, 23 de maio de 2013

Quinta e sexta no fall season 2013: quais séries vão sobreviver?

Nesta semana, o Minha Série analisou o dia a dia da próxima temporada na televisão americana, comentando os embates de audiência e as expectativas para cada nova série e nova temporada, baseando-se no horário e dia em que vão passar nos Estados Unidos.
Já falamos sobre os seriados de domingo, segunda, terça e quarta — e hoje resta a quinta e a sexta, respectivamente, o dia mais concorrido e o dia mais temido da televisão americana.


Quinta


Não tem pra ninguém: quinta-feira é o dia da prata da casa na televisão americana. Todos os canais buscam colocar seus maiores sucessos neste dia e estrear aquelas novas séries que consideram as que trarão mais público.
Neste ano, a CBS vai tentar expandir seu bloco de comédias na quinta para duas horas. Na temporada passada, as duas maiores comédias do canal, Big Bang Theory e Two and a Half Men, eram as únicas do dia. Agora ambas vão tentar lançar as estreias que o canal mais espera que façam sucesso: The Millers e The Crazy Ones.
Batendo de frente com o bloco de comédia da CBS está o da NBC — que, no ano passado, deixou neste horário as veteranas já finalizadas: 30 RockUp All Night e The Office. Agora só restou Parks and Recreation, que terá a difícil tarefa de trazer audiência para três estreias que a NBC acha que têm mais chances de fazer sucesso: Welcome to the Family, Sean Saves the World e The Michael J. Fox Show.
A Fox virá com uma programação de peso: os resultados de The X Factor e sua comédia de maior sucesso, Glee — tal como no ano passado. A ABC traz alguns de seus maiores dramas, Grey’s Anatomy Scandal (que tem crescido cada vez mais), iniciando a noite com esta que é a maior aposta do canal: Once Upon a Time in Wonderland.
Por fim, tem a CW com seu maior seriado, The Vampire Diaries, abrindo a noite para esta que é a maior aposta do canal, o drama de época Reign. Será que ela vai chegar perto das expectativas?
É sempre complicado comparar a audiência da CW com a dos outros canais, pois ela geralmente está muito abaixo deles. No entanto, Vampire Diaries, às vezes, consegue uma audiência entre o público-alvo que fica bem perto ou até passa algumas séries com sério risco de cancelamento em outros canais.

Sexta


Sexta-feira já foi considerada o definitivo cemitério dos seriados, o dia para onde ia aquilo que certamente terminaria sendo cancelado. Mas essa má reputação tem melhorado nos últimos anos, com vários exemplos bem sucedidos. Muitos seriados se estabilizaram neste dia, sendo renovados, desde que mantivessem uma audiência razoável, apesar de baixa para os padrões do canal.
Blue Bloods é um exemplo: a série nasceu na sexta-feira e ali vai ficar até que sua audiência decline para além do aceitável para a CBS; mesma coisa para Grimmque sobreviveu bem a este dia na temporada passada.
Já Hawaii Five-0Last Man StadingThe Neighbors (que quase foi cancelada), Raising Hope,The Carrie Diaries e Bones (que virá para sexta no final de 2013 ou começo de 2014) foram “rebaixados” a este dia.
Isso pode ser interpretado de duas maneiras: ou a emissora está dando sua última chance à série, que precisa se estabilizar com números aceitáveis neste dia (e assim, garantir sua sobrevivência por aí), ou a emissora está com esperanças de que a série seja um reforço, trazendo mais audiência para este dia.
Quando uma série nova estreia na sexta é algo que chama a atenção e obviamente não quer dizer que a emissora já quer enterrar algo antes mesmo dele nascer. Dracula, uma das estreias mais aguardadas chega na próxima temporada na sexta e podemos concluir que a série é mesmo uma boa companhia para Grimm. Se trouxer uma boa audiência para este dia complicado, isso será um grande ganho para a NBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Modificado por Louco's por TM'J