sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Especialista em novelas torce para que Norma esteja viva!



O pesquisador de teledramaturgia, Nilson Xavier, falou com exclusividade ao Terra sobre o mistério do vazamento de capítulos de novela. Aproveitando o final de Insensato Coração, que vai ao ar nesta sexta-feira (19), o escritor fez uma reflexão sobre a tendência de gravar as principais cenas de última hora, na tentativa de despistar a imprensa, faz sua aposta sobre a morte de Norma e acredita que o final não terá nenhuma surpresa.
O famoso "Quem Matou?" é uma fórmula antiga das novelas e foi usado pela primeira vez na gravação original de O Astro, produzida no final dos anos 70. O mistério de "quem matou Salomão Hayalla?" levou cinco meses para ser desvendado. "É uma fórmula de sucesso, mas, na minha opinião, Insensato Coração não precisava disso. A trama rodava justamente na vingança de Norma contra Léo. Acho que o autor não precisava desse recurso", revela Nilson.
Norma foi morta a tiros dentro de sua mansão. Não havia ninguém dentro da casa, nenhum segurança, porteiro ou empregado. Tudo parecia fácil demais para o assassino. "Veracidade não combina com ficção?", foi questionado o especialista. "A gente não sabe se o assassino já não estava lá dentro. O Wagner, a Jandira, o Ismael... Novela é assim, preciso haver furos para que os entrechos funcionem", explicou ele.
A paixão dos brasileiros por telenovelas é antiga e desperta o interesse da mídia e de quem trabalha nos bastidores, que muitas vezes acabam se aproveitando do cargo para repassar informações sobre os capítulos. "A Globo descobriu há anos que os responsáveis pela xerox soltavam para a imprensa os finais das novelas. Hoje em dia não sei como eles trabalham com isso, existe todo um cuidado para que não aconteça novamente. Em Insensato eles criaram um monte de cenas falsas para implantar na mídia", disse Nilson.
"Não tenho o hábito de ler resumo, sinopse ou spoiler. Não tenho lido nada a respeito da novela", confessou ao ser questionado sobre uma provável morte de Léo. "Mas acredito que ele morra, sim. Todos os vilões de Gilberto Braga morreram". Ao arriscar um palpite sobre o grande mistério da trama, Nilson Xavier não foge dos prováveis. "Aposto que norma está viva. Gostaria que ela voltasse. Também aposto que seja o Wagner, que pode ter mancomunado com Cortez, já que era advogado dos dois. A própria Eunice e até o Léo. Descarto Tia Neném, Jandira, Raul, Wanda, Pedro...", revelou.
Pelo visto, o desfecho do último capítulo só será conhecido durante sua exibição. Para quem espera um final surpreende, Nilson alerta: "o assassino pode ser o mais óbvio. Não espere surpresas para hoje à noite! Em Passione, Tony Ramos foi morto e apareceu vivo. Quem sabe Norma não aparece viva também?", brincou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Modificado por Louco's por TM'J