terça-feira, 11 de outubro de 2011

Bastidores de Aquele Beijo: Sonho D’Aveiro é um restaurante português moderno, mas sem perder as tradições!



Em Aquele Beijo, um dos pontos de encontro será o restaurante O Sonho D’Aveiro, comandado por Amália (Marina Mota) e Brites (Maria Vieira). O cenógrafo Marcelo Carneiro explica que tentou não cair no estereótipo do restaurante português, mas, claro, manteve as tradições, como os típicos azulejos.
Um dos destaques do cenário, os azulejos tem figuras típicas portuguesas, pescadores e vendedoras de doce.
“Quando se fala em restaurante português, você já pensa nos restaurantes antigos do Centro com um português não muito simpático. Mas na nossa história as donas são mulheres jovens, ativas. Não é uma portuguesa bigoduda, de preto, lamentando a vida. Queria colocar algo alegre também”, conta Marcelo.
E completa: “Tentei fazer uma coisa portuguesa, mas sem cair no ranço antigo. É revisitado. Mantive o que achei de legal das tradições, mas tentei dar uma aliviada, uma leitura mais moderninha”. O projeto, desde a concepção até a construção, levou três meses e possui 130 m2.
Por coincidência, quando recebeu o projeto, Marcelo estava com viagem marcada para Portugal e resolveu tirar um dia para visitar a cidade conhecida como a Veneza de Portugal. “Foi ótimo porque peguei todo o clima da cidade, é uma cidade voltada para pesca, fiz fotos de referências muito legais. Busquei elementos da cidade para usar na arquitetura”, comenta.
Além de referências, Marcelo também trouxe na mala muitos objetos para a produção de arte, como os moliceiros (barco típico da região) decorativos, que enfeitam todo cenário. “Mandei fazer umas miniaturas de moliceiro para enfeitar, coloquei no restaurante e também na casa”, ele conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Modificado por Louco's por TM'J